Páginas

LAGOA VERDE - SETE CIDADES - SÃO MIGUEL - AÇORES

A vontade era dar a volta completa às lagoas.
À saída da ponte seguimos pela esquerda para contornar a lagoa verde. Ainda fizemos uma parte do percurso de carro mas depois o caminho piora e fica mesmo bom é para andar a pé.
Deixámos o carro.
Mesmo assim, a pé também não é fácil a partir de determinado ponto.
Ficámos por ali. Passeámos lentamente, fizemos silêncio para não interromper a conversa dos pássaros, respirámos fundo porque o ar vai mesmo até lá abaixo e, para qualquer lado que se olhe há uma certeza, verde mais verde não há.

Lagoa Verde - Sete Cidades - AÇORES

A cratera do vulcão das Sete Cidades deixou um fosso de 12 kms de perímetro, de arribas muito acentuadas que isolaram esta zona da restante ilha. Por outro lado, as sucessivas derrocadas de pedras acabaram por formar a maior área de água doce da ilha.

Apesar de estar próximo, o mar era de muito difícil acesso para estas gentes e a ideia vencedora foi fazer o povoamento das lagoas com espécies de água doce. A pesca passou a ser à porta de casa e em águas calmas.

Carpas não vimos, mas patos... muitos, com muita vitalidade, em famílias e cheios de crias, sociáveis, pedinchões e comilões.

Lagoa Verde - Sete Cidades - AÇORES

Ah, se querem uma dica para mais facilmente selar uma amizade, adoram pão com chouriço fresquinho, cozido de madrugada, comprado cedo e entregue com meiguice aqui no seu domicilio.

IGREJA DE SÃO NICOLAU - SETE CIDADES - SÃO MIGUEL - AÇORES

Não fomos nós que quisemos terminar o nosso passeio a pé à beira da lagoa verde, foi o relógio que mandou. E ainda havia a torre da igreja de São Nicolau que chamava por nós.

Igreja de São Nicolau - Sete Cidades - São Miguel - AÇORES

São Nicolau é padroeiro do povoado das Sete Cidades e protector dos marinheiros que, por acaso, é profissão que não abunda entre os moradores daqui.

Add caption

No princípio dos tempos desta freguesia os homens dedicavam-se à produção de carvão vegetal para uso doméstico, que vendiam em Ponta Delgada. As mulheres, traziam roupa das casas das senhoras da cidade e dos comércios para lavar.

Igreja de São Nicolau - Sete Cidades - São Miguel - AÇORES

Hoje vive-de da pecuária, da agricultura de sobrevivência, do comércio e do turismo.
Não é o ponto mais imperdível mas é onde se come o melhor queijo fresco com pimenta da terra.
Não comprovámos porque há sempre algo que tem que ficar para a próxima para haver uma próxima.

PONTE ENTRE AS LAGOAS - SETE CIDADES - SÃO MIGUEL - AÇORES

Não é o sítio mais bonito e também não é aqui que se tiram as melhores fotos mas, o que é verdade é que todos aqui param.

Sete Cidades - São Miguel - AÇORES

Já agora, convinha que não parassem em cima da ponte, não é muito larga e tem trânsito em ambos os sentidos mas, não é que param?!

Ninguém resiste a verificar pessoalmente se aquilo da diferença de cores é coisa que só se vê lá de cima, ou se aqui, mesmo ao pé da água também existe.
Existe!
As cores são o resultado da refracção da luz e da vegetação do fundo das lagoas.

Sete Cidades - São Miguel - AÇORES

MIRADOURO DO CERRADO DAS FREIRAS - SETE CIDADES - SÃO MIGUEL - AÇORES

Quem vem da Vista do Rei, um pouco mais à frente da Lagoa de Santiago, que fica do lado esquerdo, tem à direita a entrada para o Miradouro do Cerrado das Freiras.
Este está bem indicado.
Mais uma vez é preciso deixar o carro na berma da estrada onde já há mais de certeza e percorrer um pequeno e fácil caminho de terra batida.
Daqui tem-se a melhor vista sobre a Lagoa Azul.
Chama-se Cerrado das Freiras porque foi aqui, na arriba deste miradouro, que Elas se refugiaram da invasão das tropas francesas.
A não ser que se ande a estudar um contra-luz original, a melhor hora para fazer esta visita é de manhã e até meio do dia. E, já agora, boa sorte com o tempo como a que tivemos para fazer estas imagens.

Esta zona das Sete Cidades era aquela que eu julgava que ia ser repetida. Vai-se a ver, ainda a visita não vai a meio e já contei dois lugares que não conhecia, a Lagoa de Santiago e este miradouro.
Não demora muito tempo a visita e é daqui que se tem a melhor vista sobre a Lagoa Azul.
Agrada-me a ideia de uma perspectiva diferente da habitual.
Mas, lá está, uma olhadela, umas fotos e voltamos para trás para retomar a descida até à ponte que separa as lagoas.

Miradouro do Cerrado das Freiras - Sete Cidades - São Miguel - AÇORES

Uma imagem menos evidente tirada ainda no Cerrado das Freiras.

Miradouro do Cerrado das Freiras - São Miguel - AÇORES

LAGOA DE SANTIAGO - SETE CIDADES - SÃO MIGUEL - AÇORES

Quem vem da Vista do Rei a caminho da povoação de Sete Cidades tem que vir com atenção para a encontrar. Fica do lado esquerdo de quem desce e passa despercebida a entrada.
Esta não é a lagoa verde, é mais uma lagoa verde.
Tal como todas as lagoas deste complexo das Sete Cidades, esta é uma cratera de um vulcão com 700 metros de comprimento por 450 de largura e uma profundidade de 29 metros.
Para chegar até aqui foi preciso deixar o carro junto à estrada e entrar por um pequeno caminho que vem dar a este miradouro.
Um sossego e uma paz só perturbada pelos que querem o mesmo que nós, fotos.

Lagoa de Santiago - Sete Cidades - São Miguel - AÇORES

ATÉ À PRÓXIMA HOTEL MONTE PALACE - SETE CIDADES - SÃO MIGUEL - AÇORES

Foi projectado em grande, abriu com estrondo, viveu com luxo e caiu com espanto.
Neste último olhar a estas ruínas saio com a esperança apoiada em dois pilares: não demorar mais trinta anos para voltar e, quando voltar, que possa encontrar renascido este projecto que um dia foi megalómano para o seu tempo.

Hotel Monte Palace - Sete Cidades - São Miguel - AÇORES

Estamos a visitar: SÃO MIGUEL - AÇORES - PORTUGAL

LENDA DO REI BRANCO-PARDO E DA RAINHA BRANCA-ROSA NAS SETE CIDADES

Antes de mais, se calhar é preciso dizer que esta foto foi tirada por um de nós e não tem filtros.
Sabíamos que tínhamos que escolher bem o dia para vir aqui, mas saiu melhor do que a expectativa.
Aproveitemos a vista e as cores para dar mais uma explicação lendária.
LENDA DO REI BRANCO-PARDO E DA RAINHA BRANCA-ROSA NAS SETE CIDADES
O Rei Branco-Pardo e a Rainha Branca-Rosa não tinham filhos e viviam muito desgostosos com isso.
Um dia o Rei teve um sonho durante o qual lhe foi dito que conseguiria ter uma filha se construísse uma cidade fortificada longe do reino, para onde enviaria a princesa à nascença e que só a poderiam conhecer depois de esta completar 20 anos de idade.
Como não tinha herdeiros o Rei acedeu ao sonho.
Assim se fez: o Rei mandou construir uma cidade fortificada longe do seu reino a que chamou “Sete Cidades”.
Algum tempo depois, tal como previra o sonho, o Rei e a Rainha tiveram uma linda menina.
A princesa, mal nasceu e sem que tenha sido vista pelos seus pais, foi levada para lá com uma haia.
Mas uma espera de 20 anos era muito longa e a filha foi crescendo.
Alguns anos depois, mas muitos antes dos 20, o Rei Branco-Pardo, não podendo aguentar mais, partiu para as Sete Cidades, contrariando a vontade dos Deuses.
Chegando aos portões da cidade e encontrando-os fechados, mandou que fossem arrombados.
No momento em que os portões cederam, a terra começou a tremer e abateu-se sobre o Reino um grande cataclismo vulcânico.
No local onde a princesa vivia encontra-se hoje uma grande cratera vulcânica com duas lagoas:
uma de cor verde que tem no fundo os sapatos da princesa que dão cor à água;
outra de cor azul que tem no fundo o chapéu azul que a princesa usava e que dá cor à água.
Um lugar mágico com muitas explicações mágicas.