Páginas

PONTA DO SOSSEGO - SÃO MIGUEL - AÇORES

Estamos no concelho mais florido da ilha de São Miguel, o concelho de Nordeste.
Deixando a Vila de Nordeste a caminho de Vila Franca do Campo pela estrada marginal, vale a pena ir com atenção. De repente, começam a aparecer indicações de miradouros.
Preparem-se para o entra e sai do carro. Todos valem a pena. O primeiro onde parámos foi neste do Sossego. Que nome adequado!
Um miradouro que é vista, mas que também são flores. E são caminhos bem arranjados. E são socalcos de fácil acesso pela encosta abaixo. E são merendários muito bem arranjados com mesas, bancos, toldos de colmo e churrasqueiras.
Não vão perder, pois não?
Comecem pelo vídeo.

NORDESTE - SÃO MIGUEL - AÇORES

Um dia excelente de sol e um passeio a pé pela sede de concelho do Nordeste. Partilhamos.

IGREJA DE SÃO JORGE - NORDESTE - SÃO MIGUEL - AÇORES

A Igreja de São Jorge, a Matriz da Vila de Nordeste, já existia antes da crise sísmica de 1522 e não resistiu.
Esteve mais de duzentos anos sem ser reconstruída mas, quando foi, ficou já com a traça que ainda hoje vemos.

Igreja de São Jorge - Nordeste - São Miguel - AÇORES

Ficámos surpreendidos com o interior e, sobretudo com o tecto pintado, mas não só.

Chegámos cedo e tivemos a sorte de entrar com as senhoras que cuidam da igreja.

Traziam arranjos de flores frescas. Lindos!
E sabem que mais? Cheiravam muito bem!
Eram tão perfeitas que pareciam fabricadas.
Comentámos isso com as senhoras e ficámos a saber que são dali mesmo e que tinham sido apanhadas há pouco tempo.
São só boas as razões que levarem um continental aos Açores.

BREVE HISTÓRIA DE NORDESTE - SÃO MIGUEL - AÇORES

Foral de elevação a vila concedido por D. Manuel I.

Nordeste - São Miguel - AÇORES

A vila foi sempre crescendo e chegou a ser o quarto município mais importante da ilha.

As crises sísmicas mudaram a morfologia do terreno, destruíram e tornaram mais perigosos os caminhos para lá chegar. Afastaram-na do resto do resto da ilha.
Também a capital se afastou de Vila Franca do Campo para Ponta Delgada. E o isolamento no século XIX era tal, que afastou os jovens para o continente americano.

Nordeste - São Miguel - AÇORES

Os que ficaram, foram pescando o que podiam e batalhando com o terreno acidentado para lhes dar o resto do sustento.
Viveram sós e daquilo que eram capazes de produzir, até que a instalação do farol da Ponta do Arnel e o desenvolvimento das técnicas de construção foram capazes de rasgar estradas mais seguras.

Ponte dos Sete Arcos - Nordeste - São Miguel - AÇORES

Dos tempos de isolamento mantém-se o artesanato genuíno como era antes e a pronúncia que é a mais próxima da continental por não ter tido influência de outras sonoridades vindas de fora.

MIRADOURO DE SANTA IRIA - SÃO MIGUEL - AÇORES

“A Batalha da Ladeira da Velha

No dia 3 de agosto de 1831, nos Montes da Ladeira da Velha, localizados a Nascente deste Miradouro, Concelho da Ribeira Grande, as tropas fiéis a D. Pedro IV haviam de vencer o exército do Rei de tradição absolutista, seu irmão, D. Miguel. Foi uma batalha decisiva. Por ela se consolidou a vitória das forças liberais no arquipélago dos Açores, bem como se abriu o caminho que, depois de uma guerra civil cruenta, levaria em Évora Monte, aos 26 de maio de 18334, à queda do absolutismo e à reposição, em Portugal, da Carta Constitucional.”

VISITAR FAROL DO ARNEL - SÃO MIGUEL - AÇORES

Estava fechado. Pudera! Com a hora que já era...
Tem faroleiro residente, devia estar a jantar. Nós também já jantávamos mas lá em baixo não há onde...

Farol da Ponta do Arnel - São Miguel - AÇORES

Estava fechado mas abre a visitas e às quartas-feiras até tem visitas guiadas.
Hão-de ser bem interessantes.
O faroleiro há-de contar o dia a dia da sua profissão, como isto tudo tem evoluido desde que o farol era apenas uma casa de residência e uma torre de sinalização alumiada por quatro torcidas a queimar azeite.
Depois as torcidas foram substituídas por uma espécie de petromax, até que chegou a modernidade.

Farol da Ponta do Arnel - São Miguel - AÇORES

Agora o faroleiro já não precisa viver em solidão, a base da coluna de farol está assente em quatro residências. Também já não precisa vigiar o nível do petróleo e muito menos o do azeite.

Ah, mas tem que garantir que o mecanismo está em perfeitas condições. É com isso que contam as muitas embarcações que cruzam o Atlântico nesta zona.
Não ouvimos mas temos a certeza que há-de contar tudo com o orgulho de quem trabalha no primeiro e mais antigo farol da Região Autónoma dos Açores.

FAROL DO ARNEL - VALE A PENA DESCER? - SÃO MIGUEL - AÇORES

Quando se prepara uma visita a São Miguel este lugar vem sempre recomendado.
Também vem recomendado que se deixe o carro e se desçam a pé os 500m do caminho.
Fala-se do declive da estrada e da humidade do clima que dificulta a tração.
Agora que já fizemos o caminho já podemos dar testemunho.

Farol da Ponta do Arnel - São Miguel - AÇORES

O asfalto, apesar de algo esburacado, não é impedimento para que não se possa levar o carro.
Ao início e até talvez a meio do caminho, o declive da estrada não é assim tão significativo e pode, de facto, encorajar a não levar em conta as recomendações de ir a pé. Mas calma!
A estrada é estreita para que se cruzem duas viaturas e, tanto os faroleiros como alguns pescadores, usam carro. A possibilidade de cruzamento é real.

Farol da Ponta do Arnel - São Miguel - AÇORES

De meio para a frente a estrada torna-se realmente inclinada e as curvas pronunciadas.
Batemos palmas ao pescador que fez malabarismo e algumas manobras para a frente e para trás, mas conseguiu ultrapassar em subida as duas partes de curva mais íngreme e apertadas do caminho. Só pode fazer isto muitas vezes, foi a nossa conclusão.
Então, agora que a ideia de levar o carro já está posta de parte, falemos de ir a pé.
Calçado confortável e anti derrapante, para poder olhar à vontade para a paisagem em vez de tomar atenção ao chão.

Farol da Ponta do Arnel - São Miguel - AÇORES

Depois, é preciso lembrar que, tudo o que desce sobe. O tempo de subida tem tendência a ser maior e mais cansativo do que o da descida, levar água é uma decisão acertada.
Já estou a prever a pergunta:
- E vale a pena?
Vale! Prometo provar com fotos e imagens.

Estamos a visitar: SÃO MIGUEL - AÇORES - PORTUGAL

FAROL DA PONTA DO ARNEL - SÃO MIGUEL - AÇORES

Um lugar mágico onde é preciso ir mas, para chegar, é preciso percorrer um caminho de 500m. Para lá é a descer, para cá, claro, é a subir.
Para ajudar a decidir se é mesmo para descer, só vendo o vídeo.

Estamos a visitar: SÃO MIGUEL - AÇORES - PORTUGAL

RIBEIRA DOS CALDEIRÕES - SÃO MIGUEL - AÇORES

Chegámos já um bocadinho fora de horas. O Senhor que toma conta do parque já se queria ir embora e o sol também. Só que o barulho da água a cair chama muito alto e turista que é turista, obedece.
Indo atrás do som chegamos rapidamente à cascata e, como chegámos à hora em que o sol já vai baixo, ganhámos cascata a fazer arco-iris.
Quase molhámos os pés, mas o senhor queria fechar o moinho que é museu e as antigas casas dos moleiros que agora são lojas de souvenirs e cafetaria.
Mesmo parecendo que não, esta talvez seja a melhor hora para visitar este Parque Natural. É ao final da tarde de um dia de sol que as imagens são ainda mais espectaculares.
Mas, seja qual for a hora do dia escolhida, a entrada é gratuita, a vegetação é luxuriante e a decisão de vir até este lugar está na lista das obrigatórias.