Páginas

CHEGAR A VIENA POR ESTRADA

A maioria dos que visitam Viena chegam por via aérea. Nós chegámos pela estrada vinda de Salzburgo.
Não é longe. Ainda almoçámos em Salzburgo, fizemos uma parada de algumas horas em Saint Wolfgang e chegamos cedo a Viena.
Pelo caminho vão ficar em algumas localidades floridas, bem cuidadas, com vista para lagos e montanhas. Muitas são escolhidas pelos vienenses para ter segundas residências de fim de semana.
Gostamos do caminho e coletamos imagens.



Estamos a visitar  ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

JÁ ALGUMA VEZ INTERROMPERAM UMA MISSA DE CORPO PRESENTE?

 Nesta igreja aconteceu-nos uma das melhores ou até talvez a melhor peripécia de viagem.
Também nesta igreja foram gravadas as cenas do casamento de Maria com o Capitão Von Trapp do filme Música no Coração. É essencialmente por isso que os turistas de passagem rápida lá vão. Foi por isso que nós lá fomos.
Quando chegámos havia escudos fardados, elementos da banda trajados a rigor acompanhados de seus instrumentos musicais e todos se dirigiram no sentido da igreja.
Pensamos: deve haver festa e, se há festa, há missa; vamos mas é já para a igreja para ver se conseguimos entrar antes da missa começar.
Era tanta a vontade de ver a igreja e tão forte o propósito de o fazer antes que a missa começasse que resolvemos prescindir de entrar pela porta da frente. Entrámos na primeira que encontramos de mochilas e máquinas em punho para não deixar passar nada daquele altar todo em madeira trabalhada.
Lá dentro estava escuro mas deu para ver que a igreja estava cheia e você ficou para sempre com a imagem daquelas caras todo o olhar para nós com uma expressão entre o olhardo e o atônito.
Saímos rapidamente dali e, já cá fora mas ainda no cimo dos degraus, uma troca rápida de chuva nos permitiu perceber o que nos tinha acabado de acontecer: a porta por onde entramos dava acesso direto ao altar; no altar estava o Padre e, na frente dele, um caixão; A igreja estava cheia porque estava a decorrer uma missa de corpo presente que nós interrompemos quando irrompemos altar a dentro.
Demonstramos uma volta, esperamos e lá conseguiremos entrar, desta vez pela porta principal.
Já de volta ao autocarro, soubemos que se tratava de um Senhor novo, na casa dos quarenta, pessoa influente na cidade, dono de um hotel, chefe dos escuteiros, Presidente da Câmara... suicidou-se com arma de fogo... dívidas... alegadamente.
Pedimos desculpa por ter interrompido a sua missa de corpo presente de forma tão inusitada, Senhor Presidente.




Estamos a visitarALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA