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O ÚLTIMO OLHAR SOBRE BERLIM

Desde que estivemos em Berlim que esta cidade passou a ser uma sugestão para quando nos pedem uma capital europeia para uma escapadinha.
Cosmopolita e, ao mesmo tempo, com história. Civilizada e, mesmo assim, cheia de confusão.
Acho que nunca vamos esquecer aquele balão que assinala o lugar onde Hitler foi encontrado morto e, ao mesmo tempo, não gostam que lhes falemos dele nem dessa época.
Enfim, uma cidade em duplicado dividida por uma linha que, esperamos todos, nunca mais passe do que é hoje, uma recordação.
Agora já sabem, é uma excelente opção para uma escapadinha cultural.





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BERLIM - ONDE FICAR

Este hotel está muito bem situado.
Bem no centro da cidade, junto à Igreja da Memória, muito perto de uma estação interface, não muito longe do Jardim Zoológico.
Boas instalações e restaurante com boa comida.
Gostámos!




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BERLIM - PARLAMENTO DA CIDADE

Preußischer Landtag foi a assembleia representativa da Prússia que existiu do século XV até o século XX em várias formas e Estados.
Em 1899, o Preußischer Landtag mudou-se para o edifício próximo a Potsdamer Platz.
Desde 1993 o edifício é a sede da Câmara dos Deputados de Berlim  e, como acontece com o Reichstag, é coloquialmente ainda chamado de Preußischer Landtag.



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BERLIM E A MODERNIDADE

Museus, espaços multi usos, esculturas com simbologia e a torre da televisão com o tal restaurante giratório que dá uma volta completa a cada trinta minutos, mas onde a vista é melhor que a comida.



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BERLIM - IGREJA DA MEMÓRIA

A igreja original no local foi construída nos anos 1890 e destruída na Batalha Aérea de Berlim, durante a Segunda Guerra Mundial.
O edifício atual, que consiste numa igreja com um vestíbulo anexado e um campanário separado com uma capela unida, foi reconstruída entre 1959 e 1963. O pináculo danificado da igreja velha foi mantido e agora é um memorial da guerra.
A igreja memorável é hoje um marco famoso da cidade e é alcunhada por berlinenses de "der Hohle Zahn", que significa "o dente furado".



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BERLIM - A UNIVERSIDADE QUE FORMOU FAMOSOS

A Universidade Humboldt de Berlim é a mais antiga universidade de Berlim, fundada em 1810 como Universidade de Berlim pelo linguista e educador liberal prussiano Wilhelm von Humboldt, cujo modelo universitário influenciou fortemente outras universidades europeias e ocidentais.
Desde 1828 era conhecida como Universidade de Frederico-Guilherme em homenagem ao rei da Prússia Frederico Guilherme III.
Em 1949, mudou o nome para Humboldt-Universität em homenagem a seu fundador.
A universidade acolheu vários pensadores alemães dos últimos dois séculos, entre eles o filósofo Johann Gottlieb Fichte, o teólogo Friedrich Schleiermacher, o filósofo e historiador Oswald Spengler, o filósofo pessimista Arthur Schopenhauer, o filósofo idealista G.W.F. Hegel, o teórico legal romântico Savigny, o filósofo idealista objetivo Friedrich Schelling, e os famosos físicos Albert Einstein e Max Planck. O geólogo Alfred Wegener, que descobriu que os continentes já foram um só, e os fundadores da teoria marxista Karl Marx e Friedrich Engels frequentaram a universidade, assim como o poeta Heinrich Heine, o unificador alemão Otto von Bismarck, o fundador do Partido Comunista da Alemanha Karl Liebknecht e o unificador europeu Robert Schuman. A universidade teve 29 ganhadores do Prémio Nobel.






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BERLIM DO LADO ORIENTAL

Berlim Leste ou Berlim Oriental existiu de 1949 a 1990 e correspondia ao setor soviético da cidade de Berlim, estabelecido em 1945, após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.
Os setores norte-americano, britânico e francês formaram Berlim Ocidental, uma parte, de facto, da Alemanha Ocidental (RFA), enquanto Berlim Oriental se tornou a capital da Alemanha Oriental (RDA).
Os cidadãos da RDA chamavam-na simplesmente "Berlin" ou, oficialmente, Berlin, Hauptstadt der DDR (Berlim, capital da RDA). Entre 13 de agosto de 1961 e 3 de outubro de 1990, Berlim Ocidental esteve separada de Berlim Oriental pelo muro de Berlim.



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BUNDESTAG

O Deutscher Bundestag (tradução: "Dieta Federal Alemã") é o parlamento da República Federal da Alemanha.
Pode ser comparado à câmara baixa, como a Assembleia da República.
O Parlamento foi estabelecido pelo capítulo III da Constituição alemã, em 1949, como um dos órgãos legislativos da Alemanha e, desse modo, o Bundestag é o sucessor histórico do Reichstag.
Desde 1999, o Palácio do Reichstag é a sede do Bundestag. 
Os deputados são eleitos a cada quatros anos por todos os cidadãos alemães, através do sistema de representação proporcional mista.
No entanto, as eleições podem ser adiantadas caso o Chanceler Federal perca o voto de confiança do Presidente da República e dissolva o Bundestag.
O número mínimo de assentos estabelecido pela Constituição é de 598, sendo que atualmente, o Parlamento conta com 736 deputados.




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A SEDE FUTURISTA DO DZ BANK

O edifício DZ Bank (anteriormente edifício DG Bank) é um edifício de escritórios, conferências e residencial localizado na Pariser Platz 3 em Berlim.
Foi projetado pelo arquiteto Frank Gehry. A construção começou em 1998 e foi concluída em 2000.
O prédio é de uso misto.
De frente para o Portão de Brandemburgo estão os escritórios, a sede do Deutsche Zentral-Genossenschaftsbank.
Do outro lado, de frente para a Behrenstraße, estão 39 apartamentos residenciais.
Entre os dois há um grande átrio, projetado para ser usado como um espaço para conferências ou apresentações.  Esta zona é coberto com um sofisticado telhado de grade de vidro, curvado numa forma complexa típica dos projetos de Gehry.



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A PORTA MAIS FAMOSA DE BERLIM

O Portão de Brandemburgo, ou Porta de Brandemburgo é uma antiga porta da cidade, reconstruída no final do século XVIII como um arco do triunfo neoclássico e hoje um dos marcos mais conhecidos da Alemanha.
Está localizado na parte ocidental do centro da cidade de Berlim.
O portão é a entrada monumental para Unter den Linden, a famosa avenida de tílias que anteriormente levava diretamente ao Palácio da Cidade dos reis da Prússia.
Construído no estilo neoclássico, possui doze colunas dóricas de estilo grego. Sendo seis de cada lado. Há cinco vãos centrais por onde passam cinco estradas. Sobre o arco está a "quadriga" (estátua da deusa grega Irene - deusa da paz, em uma biga puxada por quatro cavalos).
Foi encomendada pelo rei Frederico Guilherme II da Prússia como um sinal de guerra e construída entre 1788 e 1791. 
Tendo sofrido danos consideráveis ​​na Segunda Guerra Mundial, o Portão de Brandemburgo foi totalmente restaurado entre 2000 e 2002 pela Fundação de Conservação dos Monumentos de Berlim.
Durante a partição da Alemanha no pós-guerra, o Portão estava isolado e inacessível imediatamente ao lado do Muro de Berlim.
A área ao redor do Portão teve maior destaque na cobertura dos meios de comunicação durante a abertura do muro em 1989.
Ao longo de sua existência, o Portão de Brandemburgo foi muitas vezes um local para grandes eventos históricos e é hoje considerado um símbolo da tumultuosa história da Europa e da Alemanha, mas também da unidade e da paz europeia.



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O QUE É QUE AINDA EXISTE DO MURO DE BERLIM?

O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos, está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.



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BERLIM - CHECKPOINT CHARLIE

Checkpoint Charlie foi um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria.
O Checkpoint Charlie foi assim denominado pelos Aliados e projetado como um simples posto militar para passagem de estrangeiros e membros das Forças Aliadas na Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental.
Tornou-se um símbolo da Guerra Fria, representando a separação do leste e oeste e, para alguns alemães orientais, uma estrada para a liberdade.
O checkpoint era curiosamente assimétrico. Durante os seus 27 anos de atividade, a infraestrutura do lado oriental foi expandida, não apenas para incluir o muro, torre de observação e barreiras em ziguezague, mas também várias ruas onde carros e seus ocupantes eram revistados.
Entretanto, as autoridades americanas, talvez por não imaginarem que aquela divisão fosse mais do que algo temporário, nunca construiu prédios permanentes, erguendo apenas cabines de madeira, os quais foram substituídos em 1980 por estruturas metálicas.
Após a reunificação, uma reprodução dessas cabines de madeira foi recolocada no local onde ficava a cabine original.




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O MURO - DE QUÊ E PARA QUÊ?

O Muro de Berlim,  oficialmente Muro de Proteção Antifascista, foi uma barreira física construída pela Alemanha Oriental durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental. Era parte da fronteira interna alemã.
Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e a República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas sob jugo do regime soviético.
Construído na madrugada de 13 de agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.
Este muro era patrulhado por militares da Alemanha Oriental Socialista com ordens de atirar para matar (a célebre Schießbefehl ou "Ordem 101") os que tentassem escapar, o que provocou a separação de dezenas de milhares de famílias berlinenses.
A longa fronteira interna alemã demarcava a separação entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental.
Antes da construção do Muro, 3,5 milhões de alemães orientais, evitando as restrições de emigração do Leste socialista, fugiram para a Alemanha Ocidental.
Durante a sua existência, entre 1961 e 1989, o Muro quase parou todos os movimentos de emigração e separou a Alemanha Oriental de Berlim Ocidental por mais de um quarto de século.
Durante uma onda revolucionária de libertação ao comando de Moscovo, que varreu o Bloco de Leste, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental Capitalista e Berlim Ocidental.
Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o muro juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado,  numa atmosfera de celebração.
Ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram destruídas por um público eufórico e por caçadores de souvenirs.
Mais tarde, equipamentos industriais foram usados para remover a quase totalidade da estrutura.
A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação alemã que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria.




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BERLIM - PRAÇA SONY

A Potsdamer Platz foi o lugar de desenvolvimento de uma densa atividade comercial e cultural durante o século XIX e ainda se conservam alguns restos dessa evolução, como o primeiro semáforo da Europa, que funcionava manualmente.
Depois da guerra e posterior construção do Muro, a destruída Potsdamer Platz trabsfirmou-se num espaço vazio e esquecido. 
Depois da queda do muro, a praça tornou-se uma atrativa área urbanizável que os arquitetos utilizaram para construir uma série de edifícios representativos da nova Berlim.
Apenas um dos edifício que faziam parte da praça conseguiu sobreviver à Segunda Guerra Mundial. Trata-se da Haus Huth,  uma construção de seis andares que sobreviveu aos bombardeamentos graças à sua estrutura em aço, algo revolucionário para a época.
Na praça também se conservam alguns vestígios do luxuoso Grand Hotel Esplanade, do qual só se salvou 10% depois da II Guerra Mundial.
Na entrada do Sony Center na Potsdamer Platz pode ver-se parte da fachada do hotel e alguns quartos que representam o modo de vida da classe alta de Berlim antes da guerra.
Embora ainda se conservem alguns restos do Muro para recordação, a praça foi reconstruída recentemente para passar a fazer parte da Berlim moderna.
A oeste da praça, estão: Sony Center e a Daimler Chrysler.
O Sony Center caracteriza-se pela sua enorme cúpula em cristal e aço iluminada por luzes que vão mudando de cor.
A cúpula serve de cobertura para vários bares e restaurantes.



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DRESDEN - AS ÚLTIMAS IMAGENS

Faltou um pouco mais de tempo para apreciar a ópera, o castelo, faltou a Frauenkirche estar aberta em vez de estar em obras, faltou até atravessar a ponte azul a pé.
Gostámos de Dresden e ficámos de água na boca.



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DRESDEN CIDADE INDUSTRIAL

Dresden foi o distrito mais desenvolvido da antiga RDA pelo facto de ter muita indústria.
Indústria automóvel, indústria farmacêutica, cosmética.
Vêm de Dresden marcas tão mundialmente conhecidas como a NÍVEA, por exemplo.






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MURALHAS DE DRESDEN

Um lugar muito agradável para passear de dia e muito animado de noite.


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DRESDEN - CENTRO HISTÓRICO

Tem origem num povoado eslavo de nome Drezdane, que começou a ser germanizado no século XIII. Tem uma longa história como capital e residência real dos reis da Saxónia e é possuidora de séculos de extraordinária cultura e esplendor artístico.
De 1697 a 1763, Dresden foi a cidade residencial dos reis da Polônia.
A cidade foi alvo de um controverso bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial em 1945, onde cerca de 25 000 pessoas morreram.
Desde a reunificação Alemã, Dresden tem sido um importante centro cultural politico e económico na parte este da República Federal Alemã.
Em Dresden surgiu o segundo curso de Fisioterapia do mundo, em 1918, sendo o primeiro surgido na cidade de Kiel, também na Alemanha.



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DRESDEN - O QUE É O SWINGER?

O Zwinger é um complexo palaciano com jardins em Dresden.
Projetado pelo arquiteto Matthäus Daniel Pöppelmann, é um dos edifícios mais importantes do período barroco na Alemanha. Junto com a Frauenkirche, o Zwinger é o monumento arquitetónico mais famoso de Dresden.




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DRESDEN TAMBÉM TEM UM CASTELO

O Castelo de Dresden ou Palácio Real é um dos edifícios mais antigos de Dresden.
Por quase 400 anos, foi a residência dos eleitores (1547–1806) e reis (1806–1918) da Saxónia da Casa Albertina de Wettin, bem como dos reis da Polónia (1697–1763).
É conhecida pelos diferentes estilos arquitetônicos empregados, do barroco ao neo-renascentista.
Hoje, o castelo residencial é um complexo de museus que contém a Abóbada Histórica e Nova Verde, o Gabinete Numismático, a Coleção de Gravuras, Desenhos e Fotografias e o Arsenal de Dresden com a Câmara Turca. Também abriga uma biblioteca de arte e a administração das Coleções de Arte do Estado de Dresden.





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ÓPERA DE DRESDEN

A Ópera Semper é a casa da companhia Ópera Estatal de Dresden e sala de concertos da Orquestra Estatal de Dresden, em Dresden.
Foi construída em 1841 pelo arquiteto Gottfried Semper.
O estilo da construção é causa de muitos debates, pois apresenta características do Renascimento, do Barroco e até do estilo Coríntio. Entretanto, muitos a classificam como um estilo eclético, onde influências de muitos estilos foram usados na construção.
O prédio foi reconstruído após ter sido destruído por um incêndio em 1869. Foi dada a Gottfried Semper a responsabilidade da reconstrução, mas ele foi exilado por causa das suas atividades no ano de 1849. Então o arquiteto que tomou o seu lugar foi Manfred Semper (seu filho), que teve que completar o trabalho do pai. Este segundo prédio foi construído no estilo neo-renascentista, em 1878.
Nos anos que antecederam a guerra, muitas estreias de obras de Richard Strauss foram realizadas.
Durante as últimas semanas da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a construção foi novamente destruída. Exatamente, quarenta anos depois, no dia 13 de Fevereiro de 1985 a ópera foi reconstruída. Foi reinaugurada com a mesma ópera que foi apresentada, antes de ser destruída em 1945: Der Freischütz, de Carl Maria von Weber.
O edifício é considerado um exemplo da arquitetura barroca de Dresden. Está situado no bairro do Teatro, no centro de Dresden.



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A PONTE DO MILAGRE AZUL DE DRESDEN

O Blaue Wunder ou Milagre Azul é uma ponte localizada na cidade de Dresden.
Diz a lenda que esta ponte foi originalmente pintada de verde.
Verde é uma cor composta pela mistura de duas cores primárias, o azul e o amarelo. Com o passar do tempo, o pigmento amarelo foi-se esbatendo e a ponte ficou apenas com o azul. Os habitantes de Dresden gostaram tanto da nova cor que não mais permitiram que voltasse a ser verde.
A vista da ponte é muito interessante, podem ser vistos os edifícios mais altos do centro histórico de Dresden, os castelos de Elba e a torre de TV de Dresden.



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DRESDEN - FREUENKIRSCHE

A Igreja de Nossa Senhora é uma igreja luterana em Dresden.
Foi destruída por bombardeios aliados durante a segunda guerra mundial e reconstruída como um símbolo da reconciliação entre os inimigos de guerra.
A reconstrução de seu exterior foi completada em agosto de 2004 e o interior em 2005, após 13 anos de trabalhos.



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DRESDEN E A CERVEJA

A vida de turista não é só filmar monumentos e explicações dos Guias.
Estávamos nesse trabalho quando o barulho desta carripana nos chamou a atenção. Foi só apontar a máquina que até já estava ligada.




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DRESDEN

Dresden, capital do estado da Saxónia, no leste da Alemanha, distingue-se pelos museus de arte célebres e pela arquitetura clássica da cidade velha reconstruída.
Concluída em 1743 e reconstruída após a Segunda Guerra Mundial, a igreja Frauenkirche, de estilo barroco, é famosa pela sua grandiosa cúpula.
O palácio Zwinger, inspirado em Versalhes, alberga museus, incluindo o Gemäldegalerie Alte Meister, que exibe obras-primas como a "Madona Sistina" de Rafael.



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PRAGA - AS IMAGENS QUE FALTAVAM

Praga é famosa por ser um dos grandes centros culturais europeus, ligado a nomes como os compositores Antonín Dvořák e Bedřich Smetana e os escritores Franz Kafka, Rainer Maria Rilke e Jaroslav Hašek.
É o centro editorial do país e possui diversas instituições de ensino superior. A mais famosa é a Universidade de Carlos, fundada no século XIV, sendo também a mais antiga da Europa Central.
Merece também destaque a Universidade Técnica de Praga, fundada no século XVIII.
Além dessas duas importantes universidades, o sistema de ensino superior da cidade é apoiado pela Academia de Ciências que contribui para o desenvolvimento de diversas áreas de pesquisa.
Praga também possui escolas de economia, artes, música, cinema e dança.
Na capital existe um grande número de bibliotecas e teatros. Entre os seus museus destaca-se o Museu Nacional, de 1818 e os museus técnico, judaico, etnográfico e de literatura.
Uma preciosa coleção do rei Rodolfo II é conservada na Galeria de Arte do Castelo de Praga.
A capital checa possui um dos mais belos e bem conservados patrimónios arquitectónicos da Europa. Isto deve-ee principalmente ao facto de ter sofrido relativamente poucos danos durante as duas guerras mundiais. 
Monumentos, igrejas, ruas estreitas e prédios históricos contrastam com as modernas edificações da cidade.
Uma das construções mais importantes é o castelo na colina Hradcany, fundado no século XVII, que actualmente serve como a residência presidencial e que antigamente era habitado pelos reis da Boêmia.



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PRAGA - O RELÓGIO QUE TODOS VÃO VER

O Orloj é um relógio astronómico medieval, localizado em Praga.
Este relógio foi montado na parede sul da Câmara Municipal da Cidade Velha na Praça da Cidade Velha, que são atrações turísticas bastante populares.
O Orloj é composto de três componentes principais: o mostrador astronómico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes; a ”Caminhada dos Apóstolos”, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses (ou zodíacos, como aparecem em alguns textos).
A mudança da hora neste relógio é antecedida por um espectáculo. A demonstração é iniciada com a estátua da morte representada por um esqueleto que puxa uma corda marcando o início do desfile e tem uma ampulheta que representa o tempo que temos até o acerto de contas.
Um príncipe turco, acompanhado por um alaúde, representa a luxúria.
Um comerciante judeu que representa a ganância. Tem um saco de dinheiro que sacode quando o relógio marca a hora.
Vaidade, representado por um homem a olhar-se ao espelho.
Outra curiosidade é que todas estas figuras fazem o mesmo movimento de cabeça, excepto a morte. Enquanto o príncipe turco, o comerciante judeu e o vaidoso balançam a cabeça, a morte acena, afirmando que ela tem a última palavra e que, mesmo que discordem, seu tempo acabou. 
Ao mesmo tempo, é iniciada a parada dos doze apóstolos. A ordem do aparecimento é a seguinte:
Na janela esquerda:
Paulo, com um livro e uma espada;
Tomé, com uma lança;
Judas, com um livro;
Simão, com uma serra;
Bartolomeu, com um livro; e
José, com um pergaminho.
Na janela direita:
Pedro, com uma chave;
Mateus, com um machado;
João, com uma cobra;
André, com uma cruz;
Filipe, com uma cruz; e
João Evangelista, com um porrete.
A mudança de horário é feita logo após o carcarejo do galo, no topo do relógio.
A agitação causada pelo relógio naquela época manteve os cidadãos de Praga orgulhosos e até houve quem viajasse milhares de quilómetros para visitar o que foi uma peça única no mundo. 

De acordo com a lenda, um aristocrata, fascinado pelas habilidades de Hanus, ofereceu uma grande quantia em dinheiro para que lhe fizesse um relógio idêntico  numa cidade alemã.
Os vereadores de Praga viram o status que a cidade havia alcançado por possuir uma peça tão exclusiva e tentaram persuadi-lo a não aceitar a oferta.  Mas o professor não deu o braço a torcer e, uma noite, enquanto trabalhava na sua oficina, três homens entraram,  arrastaram-no para a lareira e, para o impedir de reproduzir o relógio, queimaram-lhe os olhos com um ferro em brasa.
O estado físico e mental de Hanus piorava cada vez mais, ninguém suspeitava de quem poderia ser o responsável pelo ataque. Os vizinhos e os próprios vereadores vinham assiduamente vê-lo e, um dia, numa dessas visitas, um seu aprendiz, ouviu os líderes confessarem ser os mentores do ataque.
O professor indignado e furioso, traçou um plano para desativar o relógio.
Pediu permissão aos vereadores para ir ao relógio, alegando que queria ouvir a sua máquina mais uma vez antes de morrer. Eles aceitaram.
Hanus e o aprendiz visitaram o relógio e o mestre colocou a mão dentro da máquina cortando e destruindo assim o complexo mecanismo que ele mesmo havia criado.
Hanus morreu naquela noite e ainda demorou muito até que pudessem consertar o relógio. Segundo a lenda, desde a morte do mestre que o relógio está amaldiçoado e a sorte de Praga depende do seu bom funcionamento. Se o relógio parasse de correr, o azar viria à cidade.



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EM PRAGA HÁ UMA CASA PORTUGUESA COM CERTEZA

Manuel Teles da Silva, dito Conde de Silva-Tarouca, mais conhecido como Manuel da Silva-Tarouca  (Lisboa, 17 de Setembro de 1696 – Viena, 8 de Março de 1771) foi um nobre português e arquiteto da corte austríaca, que se tornou conselheiro e amigo íntimo da imperatriz Maria Teresa da Áustria.
Manuel Teles da Silva Meneses e Castro, na época também grafado Emanuel Telles da Sylva de Menezes et Castro, era filho de João Gomes da Silva, 4.º conde de Tarouca (que, entre outros cargos diplomáticos, foi embaixador de D. João V na corte de Viena entre 1726 e 1738) e de Joana Rosa de Gomes da Silva, 4.ª condessa de Tarouca.
Em 1715, o jovem Manuel abandonou o país na companhia do igualmente jovem Infante D. Manuel, irmão do rei D. João V, alistou-se no exército austríaco e lutou contra os turcos, sob as ordens do príncipe Eugénio de Sabóia, em 1716-1717.
Em Viena, viria posteriormente a ser conhecido por conde (Graf) Silva-Tarouca, embora o herdeiro da casa e título de Tarouca fosse o seu irmão mais velho, Estêvão José de Meneses, 5.º conde de Tarouca e 1.º marquês de Penalva.
Na verdade, Manuel Teles da Silva foi criado duque (Herzog) do Império pelo imperador Carlos VI do Sacro Império Romano-Germânico no ano de 1735.
Frequentador da corte vienense, Manuel ganhou a confiança do imperador Carlos VI e assistiu ao nascimento da arquiduquesa Maria Teresa, em 13 de maio de 1717.
Pouco antes da sua morte, o imperador Carlos VI confiou a Manuel a importante tarefa de iniciar a jovem princesa nos assuntos políticos do Estado. Coroada em 1740, a arquiduquesa pediu a Manuel que fosse sempre franco e aberto com ela, fazendo-lhe ver as suas deficiências. Desta forma, Manuel foi-se tornando o confidente mais próximo de Maria Teresa, que o consultava diariamente.
Manuel Silva-Tarouca não escreveu as suas memórias nem manteve um diário. No entanto, as suas cartas, preservadas em vários arquivos, são uma importante fonte de informações sobre ele.
Foi amigo de Sebastião José de Carvalho e Melo, no período em que o futuro marquês de Pombal desempenhou funções de ministro plenipotenciário junto da corte vienense (1746-1749).
A correspondência entre Manuel Teles da Silva e Sebastião José de Carvalho foi publicada em Portugal.



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ARTE NOVA EM PRAGA

Art Nouveau ou Arte Nova é um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas — especialmente o início da arte aplicada à indústria — que foi muito apreciado de 1890 até os anos 1920. 
Antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o estilo mudou para um estilo mais geométrico, uma característica do movimento artístico art déco (1910-1939).
A expressão art nouveau é a expressão francesa para "arte nova".
A art nouveau é uma reacção à arte académica do século XIX.
É inspirada principalmente por formas e estruturas naturais, não somente de flores e plantas, mas também de linhas curvas.
A art nouveau foi mais popular na Europa, mas a sua influência foi global.
O período em que esteve muito em voga foi chamado de Belle Époque.
Apesar de a art nouveau ter sido substituída pelos estilos modernistas do século XX, é, actualmente, considerado uma importante transição entre o historicismo e o modernismo.



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NÃO É A CATEDRAL MAS PARECE

A Igreja da Mãe de Deus frente à Tyn ou simplesmente Igreja de Týn, mais comumente Igreja de Nossa Senhora de Týn, é uma igreja católica romana localizada em Praga, na República Checa.
É a principal igreja da Cidade Velha desde o século XIV e um dos símbolos mais icónicos da capital checa.
Pertence ao Património Mundial da Unesco desde 1992 e está situada na praça de Staré Město.
A construção começou na metade do século XIV e durou até ao século XVI.
Atualmente a fachada principal da igreja está cercada por edifícios civis, dentre eles a Escola de Týn.



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PRAGA - A CASA DE KAFKA

Kafka nasceu numa família judaica de classe média e falante de alemão em Praga, então pertencente ao Império Austro-Húngaro.
Durante a sua vida, a maior parte da população de Praga falava checo e a divisão entre os falantes de checo e alemão era visível, já que ambos os grupos tentavam fortalecer a sua identidade nacional.
A comunidade judaica muitas vezes estava dividida entre esses dois grupos, levantando, naturalmente, questões sobre a origem de uma pessoa.
O próprio Kafka era fluente nas duas línguas, considerando o alemão sua língua materna.
Kafka formou-se em direito e, depois de completar a sua formação, conseguiu um emprego numa companhia de seguros.
Começou a escrever contos no seu tempo livre.
No resto da sua vida, reclamou do pouco tempo que tinha para dedicar-se ao que chegaria a chamar de "seu chamamento".
Arrependeu-se de ter tido que dedicar tanto tempo ao seu "ganha pão".
Kafka preferia comunicar-se através de cartas; escreveu centenas de cartas para a sua família e amigas próximas, incluindo o pai, a noiva Felice Bauer e a irmã mais nova, Ottla Kafka.
Tinha uma relação complicada e turbulenta com o pai, o que teve uma grande influência sobre a sua escrita.
Apenas algumas das obras de Kafka foram publicadas durante a  sua vida: as coleções de contos Considerações e Um Médico Rural e contos (como A Metamorfose) em revistas literárias.
Preparou a coleção "Um Artista da Fome" para impressão, mas só foi publicada postumamente.
Os trabalhos inacabados de Kafka, como os romances O Processo, O Castelo e O Desaparecido, foram publicados postumamente pelo seu amigo Max Brod, que ignorou o desejo de Kafka de ter seus manuscritos destruídos após a sua morte. 
Albert Camus, Gabriel García Márquez e Jean-Paul Sartre estão entre os escritores influenciados pela obra de Kafka; o termo "kafkiano" popularizou-se em português como algo complicado, labiríntico e surreal, como as situações encontradas na sua obra.



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PRAGA - PONTE DE CARLOS

A Ponte Carlos é a ponte mais antiga de Praga. Atravessa o rio Moldava da Cidade Velha até a Cidade Pequena.
É a segunda ponte mais antiga existente na Chéquia.
A construção começou em 1357 a pedido do rei Carlos IV, e foi finalizada a princípios do século XV.
Sendo a única forma de atravessar o rio, a Ponte Carlos transformou-se na via de comunicação mais importante entre a Cidade Velha, o Castelo de Praga e as zonas adjacentes até 1841.
Originalmente, esta via de comunicação foi chamada de Ponte de Pedra e Ponte de Praga, mas tem a sua denominação atual desde 1870.



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O QUE COMEMOS E O QUE PODÍAMOS TER BEBIDO

Praga é a capital de um país estrategicamente posicionado e recebe influências culinárias dos que estão à sua volta.
Da experiência que temos a comida é boa. Quanto à bebida, muita cerveja e bebida generosa aparentada com a vodka... não provámos.




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PRAGA - UMA CASA SÓ PARA SENHORAS

A Instituição de Senhoras Nobres do Castelo de Praga, ou Imperial e Real Instituição Teresiana de Senhoras Nobres do Castelo de Praga foi uma instituição ou capítulo nobre de Senhoras, situada em Praga.
Foi fundada pela Imperatriz Maria Teresa em 1755 no castelo de Praga.
A Instituição ocupou o chamado Palácio Rosenberg, bem como a capela gótica de Todos os Santos.​
O palácio foi reconstruido sobre outro palácio renascentista construído pelo Imperador Rodolfo II.​ O novo edificio contava com sala capitular, quartos para as Senhoras no primeiro e segundo piso, assim como um apartamento para a abadessa.
A instituição foi fundada como um capítulo conventual onde poderiam ser acolhidas trinta donzelas Nobres solteiras, maiores de 24 anos, em regime de recolhimento.
A Directora seria sempre uma arquiduquesa austríaca solteira escolhida pelo Imperador e solenemente nomeada como abadessa. Os restantes membros da Direcção eram escolhidos entre as Senhoras acolhidas na Instituição.
Tanto a abadessa quanto as restantes Senhoras deveriam abandonar o palácio a partir do momento em que contraíssem matrimónio.
Prestavam ainda serviços à Instituição um confessor, um capelão, um administrador de arquivos, um secretário, um chefe de protocolo, um médico e um cirurgião. Em algumas ocasiões contou também com um comissário enviado pelo Imperador.
Em 1 de Maio de 1919 o Governo da recém criada República da Checoslováquia decretou a dissolução da Instituição.



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CASTELO DE PRAGA

O Castelo de Praga, construído no século IX, é um dos maiores castelos do mundo e o monumento mais importante da República Checa.

Longe da ideia de castelo medieval com aspecto fortificado, o Castelo de Praga é composto por um conjunto de belos palácios e edifícios ligados por pequenas vielas. 
Podemos dizer que a história de Praga começa com a construção do castelo.
A sua localização estratégica rapidamente fez dele o centro do território, além de ter sido a residência dos Reis de Boémia desde a sua fundação pelo príncipe Borivoj.
Em 1918, o Castelo de Praga tornou-se a residência do Presidente da República e, desde então, o Presidente tem ali o seu escritório.



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O MENINO MAIS FAMOSO DE PRAGA

O Menino Jesus de Praga é a  famosa imagem de Jesus menino venerada na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, em Praga, República Checa.
Acredita-se que a imagem tenha sido esculpida no século XVI na Espanha, num mosteiro entre Córdoba e Sevilha, como uma cópia de uma outra estátua do local.
Ali foi adquirida por Doña Isabela Manrique de Lara y Mendoza, que a deu como presente de casamento à sua filha Maria Manrique de Lara, quando esta desposou o nobre checo Vojtech de Pernstejn.
Mais tarde a imagem foi transmitida à geração seguinte também como dote de casamento, quando sua filha Polyxena se casou em primeiras núpcias com Vilem de Rozumberk.
Permaneceu na posse de Polyxena até à sua morte, quando foi doada aos Carmelitas descalços de Praga, sendo instalada no oratório do seu mosteiro, onde recebia homenagens especiais duas vezes ao dia.
Com a eclosão da Guerra dos Trinta Anos as devoções foram suspensas e, em 15 de Novembro de 1631, as tropas de Gustavo Adolfo da Suécia tomaram as igrejas da cidade. O mosteiro foi saqueado pelos soldados protestantes e a imagem do Menino Jesus foi lançada num monte de entulho detrás do altar. Ali permaneceu até ser reencontrada em 1637, com os braços partidos.
Depois de seu restauro foi reentronizada e voltou a receber a devoção dos fiéis, sendo coroada pelo Bispo de Praga em 1655, evento que é relembrado anualmente por uma missa festiva no dia da Ascensão.
A estatueta tem 47 cm de altura e é feita de cera, com um núcleo de madeira. Os devotos têm ao longo do tempo ofertado muitos vestidos ricamente bordados, que são trocados ocasionalmente.
A fama de milagrosa data desde quando ainda pertencia à família espanhola e os prodígios que operaria, segundo os que creem, não cessaram de se multiplicar até ao presente, tornando-se uma devoção extremamente popular não só na cidade, mas espalhada por todo o mundo católico.
A imagem vem sendo disseminada largamente através de réplicas e folhetos impressos. Anualmente milhares de peregrinos vão a Praga prestar suas homenagens a Jesus sob esta invocação, pedir graças e agradecer outras já recebidas e, em muitos lugares, foram fundados sob sua proteção templos e grupos de oração.
O dia do Menino Jesus de Praga é comemorado tradicionalmente no dia 25 de cada mês, sendo em especial no dia 25 de dezembro, no Natal do Senhor. Mas o seu dia de festa mundial é no primeiro domingo do mês de junho, quando se intensificam as peregrinações ao santuário de Praga.





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IR A PRAGA E ENTRAR NA CATEDRAL

A Catedral de São Vito é uma das principais construções da cidade de Praga e a maior igreja da República Checa.
Situada no Castelo de Praga no e estando construída juntamente com o castelo, a construção da catedral no seu atual estilo gótico foi iniciada em 1344 e finalizou-se, depois de uma interrupção das obras no século XV, só em 1929.
Destaca-se, entre outros, a grande Capela de São Venceslau do século XIV, compreendendo mais de 1.000 pedras semi-preciosas, a par de frescos de temas bíblicos.
A catedral guarda a tumba de Venceslau IV (O Rei Bom), as jóias da coroa e foi o lugar de coroação dos reis da Boémia.




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