Páginas

JAPÃO - KYOTO - ESTAÇÃO DE KYOTO - DO ÁTRIO ATÉ AO TOPO

Ainda nos faltava algum tempo para o almoço e para ganhar apetite, vamos percorrer os átrios, corredores e escadas rolantes desta gigantesca estação que liga comboios com autocarros e metro e que um dia já foi também terminal aéreo.

JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto


Escadas e mais escadas! São 70 os metros de altura desta estação que temos para subir até ao topo. Valha-nos que as escadas são rolantes. 
Ponhamos os olhos e o objectivo lá em cima e vamos a elas.
JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto

Esta é a quarta versão de um edifício que começou a ser construído em 1877 e só terminou em 1977.
Aço, cor prateada como predominante, altura de 70 metros... tem que ter estado envolta em muita controvérsia uma  estrutura assim desenhada e construida na cidade dos templos, palácios e pagodes.
JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto

A estação de comboios de Kyoto visita-se como quem visita um templo, devagar, olhando bem todos os pormenores e conseguindo formar uma perspectiva individual no meio de tanto frenesim.
JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto

Enquanto subimos, aproveitamos o ritmo pausado das escadas rolantes e a oportunidade de poder desviar a atenção dos degraus para poder prestar atenção a tudo que nos envolve.
Sirvam-se à vontade do que fomos fotografando.
JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto

Sabem aquelas estações e afins onde não se pode pousar a mão nos corrimões sob pena de ficarmos infectados de qualquer coisa ruim? Esqueçam, aqui estamos num país civilizado onde funcionários imaculadamente limpos limpam corrimões e vidros também de forma imaculada.
Sejam bem vindos ao país onde trabalhar é angariar bênçãos para a outra vida, a que vai para além da morte.
JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto

Os ângulos são sempre diferentes vire-se a gente para onde se virar e, por isso, o desafio agora é: vire-se para trás. Sim, vire-se para trás!
Sabemos que os apelos para a frente são muitos mas, a cada lanço de escadas rolantes, aproveite a ajuda que elas lhe dão na subida e aprecie esta construção de outra perspectiva. Se depois já não souber se será melhor olhar para cima ou para baixo... a culpa é do arquiteto e de toda a sua inspirada equipa.

APÃO - Kyoto - Estação de Kyoto

O nosso objectivo é o terraço que fica ao nível de um décimo quinto andar e a promessa é de uma vista geral de 360 graus sobre a cidade.
Ponhamos os olhos no topo e a coragem nas pernas, que os últimos lanços de escada já não são rolantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário