Cada vez que no japão se referem a uma paisagem deste tipo chamam-lhe Karesansui que significa paisagem seca.
Se quisermos descrever, podemos dizer que se trata de grandes pedras arranjadas entre pequenas pedras polidas e dispostas de forma a facilitar a meditação.
JAPÃO - Kyoto - Ryoan-ji - Jardim zen |
Um rectângulo de 10 por 25 metros onde estão dispostas 15 pedras em cinco grupos, um grupo de 5 pedras, dois grupos de 3 e dois grupos de 2 pedras.
As pedras são rodeadas de cascalho que os monges limpam todos os dias e ajeitam em ondas como se de um lago se tratasse. A única vegetação que existe é algum musgo nas pedras.
Eis os números e a maneira de que é feito um jardim zen.
JAPÃO - Kyoto - Ryoan-ji - Jardim zen |
Das 15 pedras grandes que compõem este jardim, apenas 14 são visíveis.É assim na vida, há sempre algo para além daquilo que os nossos olhos vêm e é assim connosco, ninguém vê tudo de nós próprios. Cada pessoa que nos conhece, conhece apenas uma parte do que somos
A cada jardim zen está sempre associada uma explicação filosófica e estas são algumas das explicações do Karesansui do Templo de Ryoan-ji.
JAPÃO - Kyoto - Ryoan-ji - Jardim zen |
Vale a pena visitar Ryoan-ji com tempo.
Escolha um cantinho só para si,aproveite o à vontade de estar descalço, sente-se no chão, disfrute da vegetação luxuriante e comprove que o ambiente é mesmo zen.
JAPÃO - Kyoto - Ryoan-ji - Jardim zen |
Terminamos a visita do templo com a única prespectiva do jardim zen da qual se conseguem ver todas as pedras, de cima. Mais uma vez, como na vida
Fica-nos mais uma experiência de vida. um jardim não tem que ter sempre plantas para ser jardim e um jardim zen não é um amontoado de pedras, é uma disposição que convida ao pensamento e à meditação.
Viajar é realmente a única coisa pela qual a gente dá dinheiro e fica mais rico.
JAPÃO - Kyoto - Ryoan-ji - Jardim zen |
Sem comentários:
Enviar um comentário