Páginas

FASES DO CULTIVO DA PLANTA DO CHÁ - GORREANA - SÃO MIGUEL - AÇORES

Chama-se camellia sinensis. Já sabiam, não é? E também já sabiam que é a única planta de cujas folhas se produz chá. Todas as outras que mergulhamos e deixamos repousar em água fervente produzem infusões, mas não chá. Pois, isso também já sabiam. Vou tentar acrescentar algo de novo.
Cada planta tem uma duração que pode chegar aos noventa anos e a plantação, uma vez feita, mantém-se pelo crescimento natural de novos pés a partir das sementes que caem ao chão. Só será necessário replantar se se pretender alargar ou mudar de sítio a plantação, o que a torna conhecida como uma plantação perpétua.


Fábrica de chá da Gorreana - São Miguel - AÇORES



Desde o momento da plantação do arbusto até à primeira colheita de folhas há que esperar seis anos e, de todas as folhas que a planta tiver, apenas são interessantes para um chá de qualidade os gomos terminais e as primeira, segunda e terceira folhas.


Fábrica de chá da Gorreana - São Miguel - AÇORES


A colheita faz-se anualmente de Março até Outubro. 
Durante o resto do ano os agricultores aproveitam para podar, mondar e abrir carreiros, contrariando o crescimento desordenado e melhorando a saúde das plantas.

Fábrica de chá da Gorreana - São Miguel - AÇORES

Por falar em saúde das plantas, é importante frisar que as plantações de chá dos Açores são isentas de doenças e pragas e, por isso, estão naturalmente dispensadas de qualquer cura química.
Tudo isto e ainda vamos só na parte agrícola da produção. Da porta da fábrica para dentro vem a parte industrial.

Fábrica de chá da Gorreana - São Miguel - AÇORES


Sem comentários:

Enviar um comentário