No século XIII a chegada de Dona Mafalda Sanches ao Mosteiro atraiu Senhoras da nobreza que ingressaram trazendo riquezas e criadagem.
Este altar dedicado a Nosso Senhor da cana verde foi executado no século XVIII por artistas entalhadores de Braga e foi uma oferta de uma religiosa abastada, noviça ou monja, ao Mosteiro.
São riquíssimas as obras de Arte Sacra oferecidas ao Mosteiro pelas famílias abastadas das que aqui professavam.
Esta é uma pintura em madeira de Nossa Senhora do Rosário e à volta os quinze mistérios.
Uma riqueza de bom gosto.
Apesar de a partir do século XIII o Mosteiro ter adoptado a Ordem de Cister, está homenageado nestes dois altares de São Bento e São Bernardo o período Beneditino anterior.
São Bernardo - Mosteiro de Santa Maria - Arouca - PORTUGAL |
Um de nós gostou muito desta obra que é uma representação escultórica da Sagrada Familia.
E quem gostou até estava disposto a trazer para casa, mas o guia disse que lá ficava melhor...
Não sou lá grande coisa a identificar imagens de santos mas com esta não há muito que enganar, o guardião das chaves do céu é São Pedro.
Se também repararam nas chaves, de certeza não lhes escapou que não são iguais. Uma é original e outra reconstruída.
Pobre São Pedro que, mesmo dentro de um mosteiro, não conseguiu escapar ao momento de tentação de alguém que talvez achasse que por ser santo, uma só chave lhe bastaria para abrir as portas do céu... e levou a outra. Ou será que achou que, por passar a ter uma das chaves do céu, teria entrada assegurada?
Este relicário é uma obra de joalharia do século XIII que estava registada no testamento de D. Mafalda Sanches. É realmente extraordinário estar perante uma peça que se tem a certeza ter pertencido a uma figura tão importante para a nossa história e história desta região.
Sem comentários:
Enviar um comentário