Páginas

CLAUSTRO - VISITA GUIADA MOSTEIRO DE AROUCA

 A visita guiada ao Mosteiro começa pelo claustro. Foi para lá que nos encaminharam e foi lá que o guia foi ter connosco.
Ups... nós já tínhamos visto aquele senhor...
Depois de almoço, enquanto vagueávamos ali nas imediações, fomos testemunhas involuntárias de uma acesa e bem audível discussão entre dois homens.
Uns ouvimos umas coisas, outros vimos outras, reunimos informação e concluímos tratar-se de uma questão entre sogro e genro e o motivo da discussão era a filha do primeiro e, por consequência, esposa do segundo.
Não sabemos mais do que isto porque nós não somos desses mas, com o genro na nossa frente para nos fazer a visita guiada, o grande desafio foi não deixar que os nossos olhos perguntassem o que as nossas bocas calaram.
Adorámos o Mosteiro, gostámos de conhecer Santa Mafalda, sabemos a história mas, cada vez que falarmos desta visita, esta vai ser a estória que há-de vir sempre ao de cima.

Claustro - Mosteiro de Arouca - PORTUGAL


No claustro, não nos passaram despercebidas as lajes do chão.
Rapidamente concluímos que seriam sepulturas de monjas mas havia dois factos que não conseguíamos explicar: as lajes são muito pequenas e umas estão numeradas e outras não.
Então, a cada cinco lajes corresponde uma sepultura. As sepulturas não numeradas pertencem a noviças ou monjas, as numeradas a uma abadessa.
Somos fãs de visitas guiadas!

Claustro - Mosteiro de Arouca - PORTUGAL


Daqui passamos à cozinha.
















Sem comentários:

Enviar um comentário