Diziam os nossos planos que, depois da Ponta da Ferraria, era para ir até Mosteiros. Diziam também que em Mosteiros deveriam existir no mar uns rochedos conhecidos pelo mesmo nome e que dão o nome ao local.
Não só não fizemos o percurso sem parar como também não encontrámos à primeira tentativa os tais prometidos rochedos.
Vá lá que somos um grupo livre no cumprimento de planos mas também persistente na procura do que queremos.
Antes disso, havia que ceder a uma vontade irresistível de perceber a temperatura da água.
Praia dos Mosteiros - São Miguel - AÇORES |
Para chegar até à água é preciso dominar a técnica do "salta pocinhas", ou então, como dizia uma turista estrangeira que passou em grande velocidade, é preciso ultrapassar a "parte mais técnica do percurso".
Praia dos Mosteiros - São Miguel - AÇORES |
Os que saltaram pocinhas e fizeram a parte técnica do percurso até à água tinham um anfitrião de carapaça à sua espera.
Praia dos Mosteiros - São Miguel - AÇORES |
Terra de águas com lamas medicinais, bom peixe, boas pastagens, logo, boa carne, o pôr do sol mais bonito da ilha... só encontro bons motivos.
Já sei! Ainda falta que apareçam os tais de Mosteiros. É já a seguir, depois de bem procurados, apareceram.
Praia dos Mosteiros - São Miguel - AÇORES |
Se o trabalho de casa não tivesse sido feito, não sei se teríamos aqui chegado. Na realidade, quem está na praia acha a paisagem por si só já muito bonita e depois, se estiver um dia cinzento com aquela humidade que paira e que se sente como chuva, pode não haver grande vontade de subir a rampa que leva ao miradouro... só mais um miradouro!
Mas quem não sobe não vê os tão famosos mosteiros que dão nome à praia e à povoação. São quatro ao todo e são o que resta de uma ilha formada por uma chaminé vulcânica litoral. A rocha ou, se quisermos, o Mosteiro mais alto mede 72 metros acima do nível da água.
Pensa-se que a denominação "mosteiros" vem da tradição cética de estabelecer monasticismo em rochedos.
Pormenores científicos e históricos à parte, o segredo é sentar, apreciar e imaginar como será belo este cenário ao final da tarde, num dia de sorte em que seja possível assistir ao pôr do sol entre os rochedos... perdão, Mosteiros
Praia dos Mosteiros - São Miguel - AÇORES |
Já vimos a costa escarpada de Feteiras, demos a volta ao coreto e à igreja de Candelária, mirámos o Farol da Ferraria de todos os lados, espreitámos o mar lá do alto do Miradouro do Escalvado e enchemos de festas os gatinhos do Merendário da Barraca. Mas esta praia de Mosteiros tem um não sei quê que encoraja a gente a saltar poças e torcer pés para chegar à linha de água, ignorar aquela humidade que cai como chuva e subir ao miradouro, esquecer o tempo e ficar a olhar como se nunca tivéssemos visto mar e rocha vulcânica.
Avisados pelos estômagos e com o melhor bife da ilha em perspectiva, agora sim, um argumento de peso para desencantar e zarpar de Mosteiros.
Encontramo-nos daqui a pouco em Rabo de Peixe.
Praia dos Mosteiros - São Miguel - AÇORES |
Estamos a visitar: SÃO MIGUEL - AÇORES - PORTUGAL
Sem comentários:
Enviar um comentário