Let's travel to... NORMANDIA, BRETANHA, PARIS E EURODISNEY - 10 DIAS

 

Aceda aos links para ver vídeos curtos


1º dia - LISBOA - PARIS - CHARTES - LE MANS - ANGERS
Saímos de Lisboa em vôo TAP com destino a Paris Orly onde chegámos cerca das 11.15H.
Seguimos por estrada até Chartes onde chegámos por volta da hora de almoço.. Almoçámos em restaurante local. Depois de almoço, visita da catedral. Especial atenção à imagem da Virgem Negra de Nossa Senhora do Pilar, ao azul dos vitrais dos séculos XII e XIII e ao mando da Virgem Maria, oferecido aos Monges de Chartres.
Continuámos para Le Mans, a cidade famosa pelo circuito onde se realiza a prova de resistência automóvel das 24H de Le Mans. Paragem junto ao centro histórico para percorrer as ruelas medievais que conservam ainda as estruturas originais em madeira. Não saímos de Le Mans sem visitar a catedral, tabém ela medieval.
Chegámos a Angers já ao final da tarde. Jantar e alojamento no Hotel Bleu Marine***. A centralidade da localização do hotel permitiu um passeio nocturno a pé pelas imediações do castelo.


2º dia - ANGERS - LA ROCHELLE - LES SABLES D'OLONE - NANTES - ANGERS
Após pequeno almoço, saímos por auto estrada até La Rochelle, cidade à beira mar e antigo porto medieval, hoje muito concorrido pelo turismo. Percorremos o centro histórico, visitámos o Hotel de Ville e a catedral. Almoço em La Rochelle num dos muitoos restaurantes com vista para o porto, como não podia deixar de ser.
De tarde seguimos por estrada junto ao Atlàntico. O destino seria Nantes, mas não resistimos a fazer uma paragem na estância balnear de Les Sables D'Olonne. Descemos ao areal e até experimentámos a temperatura da água... não deu para mais que apenas molhar os pés. Seguimos para Nantes.
Fizemos breve visita panorâmica sem sair do carro a esta que é a maior cidade da Bretanha e estacionámos junto à Catedral de São Pedro e São Paulo que levou 450 anos a ser construída e que visitámos.
Ao final da tarde regressámos a Angers para jantar e alojamento no mesmo Hotel Bleu Marine***.

3º dia - ANGERS - VANNES - QUIMPER - BREST
Pequeno almoço e check-out. Saímos em direcção a Vannes onde passámos a manhã. A melhor forma de percorrer as estreitas ruas dos bairros medievais da cidade é apanhar o comboio turístico. Já a pé, não poderíamos deixar de visitar a catedral de São Pedro, do Século XVI, com destaque para os quadros em madeira com a representação das estações da Via Sacra.
Ainda antes de almoço dirigimo-nos para Quimper, a cidade de onde partem os barcos que proporcionam uma viagem pelos castelos do Loire a partir do Rio L'Oder.
Breve visita à cidade de Quimper seguida de almoço.
Após o almoço embarcámos num dos barcos que nos levou num passeio pelo rio L'Odet até quase à sua foz no Oceano Atlântico, sempre com os belos castelos como paisagem.
Ao final da tarde tomámos a estrada até Brest.
Alojamento no Hotel Mercure Continental*** que nos recebeu com uma bebida de boas vindas, Sidra, a bebida local da Bretanha.
Jantar em restaurante fora do hotel e passeio nocturno pelo porto de Brest antes de regressar ao hotel.

4° dia - BREST - ST. THEGONNEC - MORLAIX - SAINT BRIEUC - DINARD - SAINT MALO
Check-out do hotel e partimos em direcção a St. Brieuc. Pelo caminho parámos na pequena localidade de Saint Thegonec para ficar a conhecer a história deste Santo, que dominou os lobos e as obras de arte Sacra popular com que os habitantes da Bretanha demonstram a sua fé e decoram os átrios das igrejas.
Antes de chegar a Saint Brieuc fizemos ainda uma paragem em Morlaix, a localidade muitas vezes visitada pela Rainha Ana da Bretanha. Batemos à porta da casa onde a Rainha costumava ficar. Tínhamo-nos dito que a actual proprietária nos receberia se lhe batêssemos à porta e assim foi. A Senhora recebeu-nos e falou-nos da estrutura das casas lanterna típicas da Bretanha e da presença da Rainha Ana naquela casa.
Agora sim e já sem paragens, seguimos para Saint Brieuc. Antes do almoço ainda tivermos tempo para uma visita à catedral. 
Depois de almoço, a caminho de Saint Malo, fizemos uma paragem em Dinan. Percorremos o centro histórico e descemos as íngremes ruas até ao porto.
A meio da tarde chegámos a Saint Malo, antigo porto de corsários, cuja parte antiga foi destruída pelos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial, mas posteriormente reconstruída, mantendo actualmente a sua traça arquitectónica original que está completamente rodeada de muralhas. O jantar marcado para mais tarde permitiu um passeio pelas muralhas e ruas estreitas da cidade. Jantar e alojamento no Hotel Oceania***.

5º dia - SAINT MALO - MONT SAINT MICHEL - SAINT MÈRE ÈGLISE - BAYEUX
De manhã, visita ao Mont Saint Michel, a histórica ilha fortificada, considerada como uma das principais curiosidades monumentais e pitorescas da Europa. É aqui que se encontra a famosa Abadia que domina toda a ilha, situada no cimo do monte, construída no século XII e rodeada pelo casario medieval. Almoçámos no restaurante Mouton Blanc, ainda dentro das muralhas do Mont Saint Michel.
Da parte da tarde e já no caminho para Bayeux, fizemos paragem na pequena localidade de Saint Mère Èglise. Esta localidade é visitada pela homenagem ao soldado paraquedista que, no seu salto na noite do Dia D, ficou preso com o pára-quedas na torre da igreja. Aprendemos a história deste salvamento nos painéis escritos do adro da igreja.
Jantar e alojamento no Hotel Novotel*** em Bayeux.

6ª DIA - BAYEUX - PRAIAS DO DESEMBARQUE - DEUVILLE - TROUVILLE - HONFLEUR - LE HAVRE
O dia começou muito cedo com a passagem pela árvore mais centenária da Europa, visita à Catedral de Bayeux e do famoso tapete bordado mandado executar no século XI para mulher do Rei Guilherme II da Normandia, para documentar a batalha de conquista Normanda da Inglaterra. Toda a explicação do tapete é feita por audio guia.
A meio da manhã dirigimo-nos a Arromanches para visitar o Museu do Dia D e a praia onde ainda hoje estão visíveis os blocos de betão armado trazidos por mar e que permitiram construir uma plataforma de desembarque de blindados, armamento e militares.
Almoço em restaurante local em Arromanches.
De tarde, passagem pelas praias de Omaha Beach e Port-en-Bessin. Pequena paragem na zona dos bunquers de munições da defesa alemã. Apesar de os bunkers não serem visitáveis, não deixam de impressionar as crateras que ainda hoje existem no solo devido aos rebentamentos provocados pelas tropas aliadas.
Náo saímos da zona do desembarque sem visitar o Cemitério Americano. Chamamos a atenção para o lago dos nenúfares que representam os militares que morreram afogados, o jardim dos nomes dos desaparecidos, as sepulturas de judeus que estão assinaladas com a estrela de David em vez de uma cruz, os ramos de flores frescas que ainda hoje são colocados nalgumas sepulturas e para uma sepultura destacada das restantes por ser de um Combatente da Primeira Guerra Mundial que resolveu acompanhar todos aqueles jovens por considerar que não sabiam todos os perigos de uma guerra e precisariam de alguém que os orientasse ja com essa experiência.
Já a meio da tarde deixámos Arromanches a caminho de Honfleur mas não deixámos de fazer um pequeno desvio para entrar nas estâncias balneares de luxo de Deuville e Trouville, frequentadas pelos que não querem aparecer nas luzes dos flashes dos fotógrafos da Côe D'Azur e prreferem o seu luxo longe da confusão e dos olhares indiscretos. Chamamos a atenção para o edifício do Casino de Deuville e a marina de Trouville. Uma breve passagem sem sair do carro chega.
Honfleur é o local exacto do desembarque do primeiro contigente de tropas aliadas no dia D.  Mas, para além disso, é também uma digna representante da arquitectura medieval com a sua igreja em madeira e o campanário fora da igreja. Estamos na costa florida e é talvez aqui que melhor se dá conta. Por todo o lado há canteiros e vasos de flores coloridas e bem cuidadas. Esta cidade era a preferida dos pintores da era do impressionismo pela sua luz. Pena que chegámos em dia sem sol.
Chegada já ao final da tarde a Le Havre a cidade que é o principal porto marítimo de França, situada na foz do Rio Sena. 
Pequeno percurso para ficar com uma ideia da cidade antes de chegar ao hotel.
Jantar e alojamento no Hotel Mercure***.

7° DIA - LISIEUX - ROUEN - PARIS 
Esta manhã foi dedicada a visitar a Basílica e casa de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face de Lisieux, um dos principais centros católicos de França.
Daqui seguimos para Rouen para almoço e visita guiada ao centro histórico de onde se destacam a catedral gótica e a Igreja de Santa Joana D'Arc.
A meio da tarde partimos para Paris para jantar e alojamento no Hotel Mercure Tour Eiffel Suffren***.
Depois de jantar fizemos o tradicional e imperdível passeio noturno de barco no Rio Sena.

8° DIA - PARIS - VERSAILLES - PARIS
Manhã inteiramente dedicada a uma visita guiada na cidade de Paris com entrada na Catedral de Notre Dame.
Almoço no hotel e, de tarde, saímos para Versailles para visita dos jardins do palácio de Luís XIV.
Regresso a Paris para jantar no hotel e saída depois de jantar para assistir ao espectáculo do Moulin Rouge.





9° DIA - PARIS - EURODISNEY - PARIS
Este dia foi inteiramente dedicado à fantasia .
Saímos cedo do hotel e só regressámos à hora de jantar.
Ficou por ver a parada nocturna de encerramento do Parque mas, por outro lado, conseguirmos fazer todas as atividades sem grandes filas e podemos afirmar que é possível ver tudo num só dia. O que é preciso é escolher bem o dia. Para nós foi um acaso mas agora já somos capazes de dizer que o melhor dia para visitar a Disneyland Paris é o dia da etapa final da volta a França em bicicleta. Enche-se Paris, esvazia a Eurodisney.


10° DIA - PARIS - LISBOA
A manhã deste dia ficou livre para que cada um se despedisse de Paris da forma que melhor entendesse .
Aproveitámos para uma voltinha a pé.
Almoço no hotel e regresso a Lisboa.o

 










Sem comentários:

Enviar um comentário