O ÚLTIMO OLHAR SOBRE BERLIM

Desde que estivemos em Berlim que esta cidade passou a ser uma sugestão para quando nos pedem uma capital europeia para uma escapadinha.
Cosmopolita e, ao mesmo tempo, com história. Civilizada e, mesmo assim, cheia de confusão.
Acho que nunca vamos esquecer aquele balão que assinala o lugar onde Hitler foi encontrado morto e, ao mesmo tempo, não gostam que lhes falemos dele nem dessa época.
Enfim, uma cidade em duplicado dividida por uma linha que, esperamos todos, nunca mais passe do que é hoje, uma recordação.
Agora já sabem, é uma excelente opção para uma escapadinha cultural.





Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

BERLIM - ONDE FICAR

Este hotel está muito bem situado.
Bem no centro da cidade, junto à Igreja da Memória, muito perto de uma estação interface, não muito longe do Jardim Zoológico.
Boas instalações e restaurante com boa comida.
Gostámos!




Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

BERLIM - PARLAMENTO DA CIDADE

Preußischer Landtag foi a assembleia representativa da Prússia que existiu do século XV até o século XX em várias formas e Estados.
Em 1899, o Preußischer Landtag mudou-se para o edifício próximo a Potsdamer Platz.
Desde 1993 o edifício é a sede da Câmara dos Deputados de Berlim  e, como acontece com o Reichstag, é coloquialmente ainda chamado de Preußischer Landtag.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

BERLIM E A MODERNIDADE

Museus, espaços multi usos, esculturas com simbologia e a torre da televisão com o tal restaurante giratório que dá uma volta completa a cada trinta minutos, mas onde a vista é melhor que a comida.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

BERLIM - IGREJA DA MEMÓRIA

A igreja original no local foi construída nos anos 1890 e destruída na Batalha Aérea de Berlim, durante a Segunda Guerra Mundial.
O edifício atual, que consiste numa igreja com um vestíbulo anexado e um campanário separado com uma capela unida, foi reconstruída entre 1959 e 1963. O pináculo danificado da igreja velha foi mantido e agora é um memorial da guerra.
A igreja memorável é hoje um marco famoso da cidade e é alcunhada por berlinenses de "der Hohle Zahn", que significa "o dente furado".



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

BERLIM - A UNIVERSIDADE QUE FORMOU FAMOSOS

A Universidade Humboldt de Berlim é a mais antiga universidade de Berlim, fundada em 1810 como Universidade de Berlim pelo linguista e educador liberal prussiano Wilhelm von Humboldt, cujo modelo universitário influenciou fortemente outras universidades europeias e ocidentais.
Desde 1828 era conhecida como Universidade de Frederico-Guilherme em homenagem ao rei da Prússia Frederico Guilherme III.
Em 1949, mudou o nome para Humboldt-Universität em homenagem a seu fundador.
A universidade acolheu vários pensadores alemães dos últimos dois séculos, entre eles o filósofo Johann Gottlieb Fichte, o teólogo Friedrich Schleiermacher, o filósofo e historiador Oswald Spengler, o filósofo pessimista Arthur Schopenhauer, o filósofo idealista G.W.F. Hegel, o teórico legal romântico Savigny, o filósofo idealista objetivo Friedrich Schelling, e os famosos físicos Albert Einstein e Max Planck. O geólogo Alfred Wegener, que descobriu que os continentes já foram um só, e os fundadores da teoria marxista Karl Marx e Friedrich Engels frequentaram a universidade, assim como o poeta Heinrich Heine, o unificador alemão Otto von Bismarck, o fundador do Partido Comunista da Alemanha Karl Liebknecht e o unificador europeu Robert Schuman. A universidade teve 29 ganhadores do Prémio Nobel.






Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

BERLIM DO LADO ORIENTAL

Berlim Leste ou Berlim Oriental existiu de 1949 a 1990 e correspondia ao setor soviético da cidade de Berlim, estabelecido em 1945, após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.
Os setores norte-americano, britânico e francês formaram Berlim Ocidental, uma parte, de facto, da Alemanha Ocidental (RFA), enquanto Berlim Oriental se tornou a capital da Alemanha Oriental (RDA).
Os cidadãos da RDA chamavam-na simplesmente "Berlin" ou, oficialmente, Berlin, Hauptstadt der DDR (Berlim, capital da RDA). Entre 13 de agosto de 1961 e 3 de outubro de 1990, Berlim Ocidental esteve separada de Berlim Oriental pelo muro de Berlim.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

BUNDESTAG

O Deutscher Bundestag (tradução: "Dieta Federal Alemã") é o parlamento da República Federal da Alemanha.
Pode ser comparado à câmara baixa, como a Assembleia da República.
O Parlamento foi estabelecido pelo capítulo III da Constituição alemã, em 1949, como um dos órgãos legislativos da Alemanha e, desse modo, o Bundestag é o sucessor histórico do Reichstag.
Desde 1999, o Palácio do Reichstag é a sede do Bundestag. 
Os deputados são eleitos a cada quatros anos por todos os cidadãos alemães, através do sistema de representação proporcional mista.
No entanto, as eleições podem ser adiantadas caso o Chanceler Federal perca o voto de confiança do Presidente da República e dissolva o Bundestag.
O número mínimo de assentos estabelecido pela Constituição é de 598, sendo que atualmente, o Parlamento conta com 736 deputados.




Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

A SEDE FUTURISTA DO DZ BANK

O edifício DZ Bank (anteriormente edifício DG Bank) é um edifício de escritórios, conferências e residencial localizado na Pariser Platz 3 em Berlim.
Foi projetado pelo arquiteto Frank Gehry. A construção começou em 1998 e foi concluída em 2000.
O prédio é de uso misto.
De frente para o Portão de Brandemburgo estão os escritórios, a sede do Deutsche Zentral-Genossenschaftsbank.
Do outro lado, de frente para a Behrenstraße, estão 39 apartamentos residenciais.
Entre os dois há um grande átrio, projetado para ser usado como um espaço para conferências ou apresentações.  Esta zona é coberto com um sofisticado telhado de grade de vidro, curvado numa forma complexa típica dos projetos de Gehry.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

A PORTA MAIS FAMOSA DE BERLIM

O Portão de Brandemburgo, ou Porta de Brandemburgo é uma antiga porta da cidade, reconstruída no final do século XVIII como um arco do triunfo neoclássico e hoje um dos marcos mais conhecidos da Alemanha.
Está localizado na parte ocidental do centro da cidade de Berlim.
O portão é a entrada monumental para Unter den Linden, a famosa avenida de tílias que anteriormente levava diretamente ao Palácio da Cidade dos reis da Prússia.
Construído no estilo neoclássico, possui doze colunas dóricas de estilo grego. Sendo seis de cada lado. Há cinco vãos centrais por onde passam cinco estradas. Sobre o arco está a "quadriga" (estátua da deusa grega Irene - deusa da paz, em uma biga puxada por quatro cavalos).
Foi encomendada pelo rei Frederico Guilherme II da Prússia como um sinal de guerra e construída entre 1788 e 1791. 
Tendo sofrido danos consideráveis ​​na Segunda Guerra Mundial, o Portão de Brandemburgo foi totalmente restaurado entre 2000 e 2002 pela Fundação de Conservação dos Monumentos de Berlim.
Durante a partição da Alemanha no pós-guerra, o Portão estava isolado e inacessível imediatamente ao lado do Muro de Berlim.
A área ao redor do Portão teve maior destaque na cobertura dos meios de comunicação durante a abertura do muro em 1989.
Ao longo de sua existência, o Portão de Brandemburgo foi muitas vezes um local para grandes eventos históricos e é hoje considerado um símbolo da tumultuosa história da Europa e da Alemanha, mas também da unidade e da paz europeia.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

O QUE É QUE AINDA EXISTE DO MURO DE BERLIM?

O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos, está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

BERLIM - CHECKPOINT CHARLIE

Checkpoint Charlie foi um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria.
O Checkpoint Charlie foi assim denominado pelos Aliados e projetado como um simples posto militar para passagem de estrangeiros e membros das Forças Aliadas na Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental.
Tornou-se um símbolo da Guerra Fria, representando a separação do leste e oeste e, para alguns alemães orientais, uma estrada para a liberdade.
O checkpoint era curiosamente assimétrico. Durante os seus 27 anos de atividade, a infraestrutura do lado oriental foi expandida, não apenas para incluir o muro, torre de observação e barreiras em ziguezague, mas também várias ruas onde carros e seus ocupantes eram revistados.
Entretanto, as autoridades americanas, talvez por não imaginarem que aquela divisão fosse mais do que algo temporário, nunca construiu prédios permanentes, erguendo apenas cabines de madeira, os quais foram substituídos em 1980 por estruturas metálicas.
Após a reunificação, uma reprodução dessas cabines de madeira foi recolocada no local onde ficava a cabine original.




Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

O MURO - DE QUÊ E PARA QUÊ?

O Muro de Berlim,  oficialmente Muro de Proteção Antifascista, foi uma barreira física construída pela Alemanha Oriental durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental. Era parte da fronteira interna alemã.
Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e a República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas sob jugo do regime soviético.
Construído na madrugada de 13 de agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.
Este muro era patrulhado por militares da Alemanha Oriental Socialista com ordens de atirar para matar (a célebre Schießbefehl ou "Ordem 101") os que tentassem escapar, o que provocou a separação de dezenas de milhares de famílias berlinenses.
A longa fronteira interna alemã demarcava a separação entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental.
Antes da construção do Muro, 3,5 milhões de alemães orientais, evitando as restrições de emigração do Leste socialista, fugiram para a Alemanha Ocidental.
Durante a sua existência, entre 1961 e 1989, o Muro quase parou todos os movimentos de emigração e separou a Alemanha Oriental de Berlim Ocidental por mais de um quarto de século.
Durante uma onda revolucionária de libertação ao comando de Moscovo, que varreu o Bloco de Leste, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental Capitalista e Berlim Ocidental.
Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o muro juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado,  numa atmosfera de celebração.
Ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram destruídas por um público eufórico e por caçadores de souvenirs.
Mais tarde, equipamentos industriais foram usados para remover a quase totalidade da estrutura.
A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação alemã que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria.




Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA


BERLIM - PRAÇA SONY

A Potsdamer Platz foi o lugar de desenvolvimento de uma densa atividade comercial e cultural durante o século XIX e ainda se conservam alguns restos dessa evolução, como o primeiro semáforo da Europa, que funcionava manualmente.
Depois da guerra e posterior construção do Muro, a destruída Potsdamer Platz trabsfirmou-se num espaço vazio e esquecido. 
Depois da queda do muro, a praça tornou-se uma atrativa área urbanizável que os arquitetos utilizaram para construir uma série de edifícios representativos da nova Berlim.
Apenas um dos edifício que faziam parte da praça conseguiu sobreviver à Segunda Guerra Mundial. Trata-se da Haus Huth,  uma construção de seis andares que sobreviveu aos bombardeamentos graças à sua estrutura em aço, algo revolucionário para a época.
Na praça também se conservam alguns vestígios do luxuoso Grand Hotel Esplanade, do qual só se salvou 10% depois da II Guerra Mundial.
Na entrada do Sony Center na Potsdamer Platz pode ver-se parte da fachada do hotel e alguns quartos que representam o modo de vida da classe alta de Berlim antes da guerra.
Embora ainda se conservem alguns restos do Muro para recordação, a praça foi reconstruída recentemente para passar a fazer parte da Berlim moderna.
A oeste da praça, estão: Sony Center e a Daimler Chrysler.
O Sony Center caracteriza-se pela sua enorme cúpula em cristal e aço iluminada por luzes que vão mudando de cor.
A cúpula serve de cobertura para vários bares e restaurantes.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

DRESDEN - AS ÚLTIMAS IMAGENS

Faltou um pouco mais de tempo para apreciar a ópera, o castelo, faltou a Frauenkirche estar aberta em vez de estar em obras, faltou até atravessar a ponte azul a pé.
Gostámos de Dresden e ficámos de água na boca.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

DRESDEN CIDADE INDUSTRIAL

Dresden foi o distrito mais desenvolvido da antiga RDA pelo facto de ter muita indústria.
Indústria automóvel, indústria farmacêutica, cosmética.
Vêm de Dresden marcas tão mundialmente conhecidas como a NÍVEA, por exemplo.






Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

MURALHAS DE DRESDEN

Um lugar muito agradável para passear de dia e muito animado de noite.


Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

DRESDEN - CENTRO HISTÓRICO

Tem origem num povoado eslavo de nome Drezdane, que começou a ser germanizado no século XIII. Tem uma longa história como capital e residência real dos reis da Saxónia e é possuidora de séculos de extraordinária cultura e esplendor artístico.
De 1697 a 1763, Dresden foi a cidade residencial dos reis da Polônia.
A cidade foi alvo de um controverso bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial em 1945, onde cerca de 25 000 pessoas morreram.
Desde a reunificação Alemã, Dresden tem sido um importante centro cultural politico e económico na parte este da República Federal Alemã.
Em Dresden surgiu o segundo curso de Fisioterapia do mundo, em 1918, sendo o primeiro surgido na cidade de Kiel, também na Alemanha.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

DRESDEN - O QUE É O SWINGER?

O Zwinger é um complexo palaciano com jardins em Dresden.
Projetado pelo arquiteto Matthäus Daniel Pöppelmann, é um dos edifícios mais importantes do período barroco na Alemanha. Junto com a Frauenkirche, o Zwinger é o monumento arquitetónico mais famoso de Dresden.




Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA