A Potsdamer Platz foi o lugar de desenvolvimento de uma densa atividade comercial e cultural durante o século XIX e ainda se conservam alguns restos dessa evolução, como o primeiro semáforo da Europa, que funcionava manualmente.
Depois da guerra e posterior construção do Muro, a destruída Potsdamer Platz trabsfirmou-se num espaço vazio e esquecido.
Depois da queda do muro, a praça tornou-se uma atrativa área urbanizável que os arquitetos utilizaram para construir uma série de edifícios representativos da nova Berlim.
Apenas um dos edifício que faziam parte da praça conseguiu sobreviver à Segunda Guerra Mundial. Trata-se da Haus Huth, uma construção de seis andares que sobreviveu aos bombardeamentos graças à sua estrutura em aço, algo revolucionário para a época.
Na praça também se conservam alguns vestígios do luxuoso Grand Hotel Esplanade, do qual só se salvou 10% depois da II Guerra Mundial.
Na entrada do Sony Center na Potsdamer Platz pode ver-se parte da fachada do hotel e alguns quartos que representam o modo de vida da classe alta de Berlim antes da guerra.
Embora ainda se conservem alguns restos do Muro para recordação, a praça foi reconstruída recentemente para passar a fazer parte da Berlim moderna.
A oeste da praça, estão: Sony Center e a Daimler Chrysler.
O Sony Center caracteriza-se pela sua enorme cúpula em cristal e aço iluminada por luzes que vão mudando de cor.
A cúpula serve de cobertura para vários bares e restaurantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário