A sua origem remonta ao século XV, altura em que Funchal começa a ser povoado com maior intensidade.
Quando esta parte do Funchal começou a ser povoado, os portugueses construíram a Igreja de Santa Maria do Calhau e a pequena rua de terra que dava aos devotos acesso à igreja.
Com a evolução do povoamento no séculos posteriores, para oeste e para norte, a parte velha começa a ficar mais deteriorada.
A Câmara Municipal teve um plano brilhante para revitalizar a zona histórica do Funchal, e que a transformou para uma das atrações mais visitadas da cidade.
As portas das casas foram pintadas por artistas conhecidos e menos conhecidos. As ilustrações são muito bem-feitas e dão a impressão de que a rua é cheia de vida e cor.
A assinatura de Marcos Milewski pode ser encontrada na primeira porta a ser pintada, localizada na Rua de Santa Maria, 77 (2011).
A rua foi transformada numa galeria de pública através do projeto artE pORtas abErtas (2010). O espaço incentiva à descoberta artística, a caminhar pela rua e a interagir com as obras de arte.
Outros artistas plásticos juntaram-se e as ruas adjacentes também foram revitalizadas pela presença da arte e da cultura.
A rua de Santa Maria é uma rua encantadora: humilde em origem, rica em personalidade e cor. Neste sentido, faz justiça aos Madeirenses.
Estamos a visitar: MADEIRA
Sem comentários:
Enviar um comentário