BÉLGICA - BRUXELAS - MINI-EUROPE - ALKMAAR

Em 1582, depois de os habitantes desta cidade terem derrotado as tropas espanholas, a antiga Capela do Espírito Santo foi transformada em local Pesee, símbolo da liberdade da comuna - daí a máxima latina sobre a fachada "Coragem e força deram o direito de pesagem às autoridades e aos cidadãos". Depois de 1983, o edifício alberga o Museu do Queijo Holandês.
O Pavilhão de Octro, do século XVII, onde se pagava antigamente o imposto de acesso, possui um campanário extraordinário.
Desde o século XVII que o mercado dos queijos se realiza na Waagplein.
In: Catálogo de itinerário de visita.

Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA



Estamos a visitar: À VOLTA DE BRUXELAS

BÉLGICA - BRUXELAS - MINI-EUROPE - VEERE

Veere foi, em determinada época, uma pequena cidade portuária fluorescente, graças ao comércio das lãs oriundas da Escócia. Duas das casas pertenceram à colónia mercantil escocesa. 
A Câmara Municipal, de estilo gótico, foi erigida em finais do século XV, segundo os planos do arquitecto Spoorwater de Antuérpia.
O lago de Veere deve-se ao dique construído entre Walcheren e Beveland  em 1958. Este dique isolou Veere do mar e relegou a pesca para segundo plano.
In: Catálogo de itinerário de visita


Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA



Estamos a visitar: À VOLTA DE BRUXELAS

BÉLGICA - BRUXELAS - MINI-EUROPE - CASA DO REI

Em toda a volta da Grand Place, foram construídas as Casas das Corporações, após os bombardeamentos franceses de 1695. A Casa do Rei foi erigida no século XVI, por Carlos V, substituindo a velha Halle aux pains. Actualmente funciona aí um museu com o guarda-roupa do Manneken-Pis.
A maqueta completa da Grand-Place custou cerca de 350.000 euros, representando 19.000 horas de trabalho.
In: Catálogo de itinerário de visita.

BÉLGICA - BRUXELAS - MINI-EUROPE - DINANT

Agora estamos na mini Dinant.
Achamos que j´s estivemos aqui, mas não temos a certeza. Estranho, não é?
às vezes as viagens em grupo têm destas coisas. Há momentos que se passam tão a correr que não dá tempo para formar uma imagem mental, nem para tirar outras imagens que fiquem para o futuro.
Também ainda não foi desta e terá mesmo que ficar para uma próxima. Fica a miniatura.



Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA


A Igreja de Nossa Senhora ou a Colegiada de Dinant, de estilo gótico, deve a forma à sua localização perto da cidadela. A conhecida torre em forma de pêra, - que não se previra no início - contribui igualmente para tal fama. Apesar dos danos causados pelo desprendimento de pedras e bombardeamentos, a igreja foi sempre restaurada.
Dinant recebeu o título de cidade fortaleza por causa da sua cidadela que se situa sob as rochas.
In: Catálogo de itinerário de visita


Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA




Estamos a visitar: À VOLTA DE BRUXELAS

BÉLGICA - BRUXELAS - MINI-EUROPE - LIEGE

Olhamos para o monumento representativo da cidade e, assim à primeira vista, não reconhecemos. Foi preciso ler a placa para perceber que estamos na mini Liège.
Estivemos em Liège no ano de 2012 e até lá dormimos. Dormimos num hotel à beira rio que já tinha sido um convento e que tinha fama de assombrado pelas almas das monjas. E foi lá que fomos entrevistadas para um canal de televisão belga. 
Por causa disso, o tempo passou e não conseguimos sair da catedral. Por causa disso, agora olhamos para esta miniatura e interrogamo-nos: o que será?
Puxamos mais uma vez do catálogo de visita e vamos lá então agora aprender qualquer coisa fora das paredes da catedral.


Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA

Alta e imponente, a Casa Curtius é um exemplo intacto do estilo Renascença em país mosano. Foi construída entre 1600 e 1610, por ordem de Jean de Corte. Nobiliado pelo Rei de Espanha e Imperador da Alemanha, latinizou o seu nome para Cursius. Decidiu consagrar parte da sua riqueza a obras de caridade, como também à sua magnífica casa.
Liège foi o maior centro belga de fabrico de armas. A sua situação geográfica geográfica privilegiada, ao longo do Meuse, permitiu um estabelecimento de comércio de armas com diversas cidades europeias.
In: Catálogo de itinerário de visita


Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA






BÉLGICA - BRUXELAS - MINI-EUROPE - OOTMARSUM - HOLANDA

A cidade de Ootmarsum situava-se antigamente no eixo comercial que ligava o oeste dos Países Baixos às cidades Hanseáticas da Alemanha do Norte. A cidade, aliás, conservou amplamente as suas característica medievais. No centro, está a igreja católica de estilo romântico-gótico. A praça da igreja está rodeada por um labirinto de ruas, praças e ruelas, em que as casas de mercadores e as casas  casas campestres foram sendo construídas entre os séculos XVII e XIX.
Em frente à igreja está uma estátua em bronze representando os Poaskeerls. Durante a Páscoa, os Poaskeerls percorrem, sw mãos dadas, as ruelas do centro, cantando cânticos pascais.
In: Catálogo de itinerário de visita.


Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA




BÉLGICA - BRUXELAS - MINI-EUROPE - HOENSBROEK - HOLANDA

As suas paisagens e as suas casas conferem ao Limburgo meridional uma atmosfera estrangeira aos Países Baixos. O Castelo de Hoensbroek - perto de Heerlen - reforça esta impressão. 
É, de facto, um trabalho de um arquitecto de Visé que recebeu, em meados do século XVII, instruções para substituir o forte medieval pelo actual castelo, em estilo renascença, da região mosana.
O enorme complexo, completamente rodeado por água, compreende uma quinta e estruturas de serviços de apoio, que datam da mesma época.
In: Catálogo de itinerário de visita



Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA


Estamos a visitar: À VOLTA DE BRUXELAS

BÉLGICA - BRUXELAS - MINI-EUROPE - MAASTRICHT - HOLANDA

Maastricht é a mais antiga e meridional das cidades neerlandesas. Foi aqui que se redigiu o contrato fundamental para o futuro da União Europeia. 
A Câmara Municipal é um edifício neerlandês e foi construído em meados do século XVII.
A sua particularidade reside numa escadaria dupla que testemunha o curioso juramento de dupla lealdade da cidade. De facto, esta encontra-se sob a autoridade dos Estados Gerais, por um lado e sob a autoridade do Príncipe Bispo de Liège, por outro. Para evitar que os respectivos delegados entrassem no edifício uns atrás dos outros, equipou-se a Câmara Municipal de uma escadaria de honra dupla.
In: Catálogo de itinerário de visita.



Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA


Estamos a visitar: À VOLTA DE BRUXELAS

BÉGICA - BRUXELAS - MINI-EUROPA - VILNIUS - LITUÂNIA

Vilnius! Chegámos a Vilnius!
Desta vez não foram precisas tantas horas de viagem nem perdas de ligações aéreas para cá chegar!
Mas isto não significa que se perca a vontade de lá ir, apenas quer dizer que foi uma questão de azar em 2011 altura em que visitámos a cidade.
Lembramo-nos muito bem desde conjunto de edifícios da Universidade que é ponto de paragem obrigatório de guias e turistas.
Vamos aprender agora o que já não nos lembramos dessa altura... 


Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA

A Universidade de Vilnius foi fundada em 1579 pelos Jesuítas no centro da velha cidade, perto do palácio episcopal. O barroco italiano é o principal estilo deste magnífico conjunto de que, 6 das 13 alas, estão aqui representadas. A principal combina três estilos arquitectónicos: o maneirismo, o barroco e o clássico. 
Na ala barroca está instalado o 4º maior observatório astronómico da Europa, fundado em 1753.
In: Catálogo de itinerário de viagem.


Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA

BÉLGICA - BRUXELAS - MINI-EUROPE - RIGA - LETÓNIA

O Monumento da Liberdade representa a Letónia enquanto jovem nação. Criado por Karlls Zale, em 1918, este monumento adquiriu uma importância simbólica durante a ocupação soviética. O monumento descreve o símbolo feminino da liberdade. Aos seus pés, encontram-se diferentes esculturas, representando valores tais como o trabalho, a família, a força da nação, a espiritualidade e ainda alguns acontecimentos históricos. Ao centro, situa-se a representação da mãe-pátria.
As três estrelas nas mãos da Liberdade simbolizam as três regiões da Letónia: Kurzeme, Vidzeme e Latgale.
In: Catálogo de itinerário de visita


Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA



Estamos a visitar: À VOLTA DE BRUXELAS


BÉLGICA - BRUXELAS - MINI-EUROPE - TALLINN - ESTÓNIA

Uns passos para lá da Câmara Municipal de Estocolmo, a surpresa foi tal que não nos contivemos: "... olha... a Margarida Gorda!".
Não se pode dizer que seja uma amiga e nem sequer ficava bem falar assim de uma amiga. Mas é uma velha conhecida.
Bem, se calhar também não se pode chamar "velha conhecida". Conhecemos a Margarida Gorda em 2011 quando a visitámos em Tallinn. Assim sendo, agora estamos na mini Estónia e esta é a mini Margarida.
São várias as explicações para que se chame margarida e, ainda por cima, gorda. 
A que nos deram em Tallin diz que havia nesta torre um restaurante onde os marinheiros aportavam muito para se alimentarem dos sabores de terra e que era gerido por uma Margarida efectivamente gorda. Como a torre se vê ao longe, das embarcações que entram no porto, a frase de satisfação a bordo era: "Já se vê a Torre da Margarida Gorda".
Chegou a hora de carregar no botão para ouvir o hino e consultar o catálogo para ver qual a explicação que nos calha desta vez.

Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA


Tallinn, cidade dos Dinamarqueses, é apelidada desta forma desde a sua conquista pelo rei dinamarquês Valdemar I, em 1219. O enorme porto de mar (reconstruido em 1529) e a torre dos canhões, conhecida como Margarida a Gorda, integram um fantástico e bem conservado conjunto da muralha medieval de 4 kms que circundava a cidade. Naquela época, Tallinn - como Bruges e Lubeque - pertencia à Liga Hanseática e era uma importante escala na rota para a Rússia. 

A UNESCO reconheceu o carácter medieval de excepção de Tallinn.
A designação de Margarida Gorda poderá estar relacionada com a Rainha Margarida da Dinamarca.
In: Catálogo de itinerário de visita

Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA


Estamos a visitar: À VOLTA DE BRUXELAS





BÉLGICA - BRUXELAS - MINI-EUROPA - SAVONLINNA - FINLÂNDIA

O castelo d'Olavinlinna foi erigido em 1475. Este magnífico castelo é importante devido à sua posição estratégica sobre o longo canal que liga numerosos lagos. O castelo era um ponto de defesa na fronteira com a Rússia. Através das Óperas de Verão, o castelo tornou-se, mais do que nunca, num centro de encontro entre o Oeste e o Leste.
in: Catálogo de itinerário de visita



Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA



Estamos a visitar: À VOLTA DE BRUXELAS

BÉLGICA - BRUXELAS - MINI-EUROPE - ESTOCOLMO - SUÉCIA

No princípio do século XX, Estocolmo necessitava urgentemente de uma nova Câmara Municipal. Foram precisos 12 anos para erigir a Câmara Municipal e a inauguração ocorreu em meados do Verão de 1923. O edifício foi construído no estilo nacional romântico.
In: Catálogo de itinerário de visita.



Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA

Os cidadãos de Estocolmo tiveram a oportunidade de subsidiar a cobertura do tecto em cobre. Em troca de 25 coroas, os cidadãos recebiam a sua própria telha. Cada placa de cobre, era numerada. O nome do doador e o número da sua telha, foram anotados no "livro do cobre". O rei Gustavo V comprou a primeira placa e procedeu, pessoalmente, à sua colocação no tecto.
In: Catálogo de itinerário de visita.


Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA


Estamos a visitar: À VOLTA DE BRUXELAS

BÉLGICA - BRUXELAS - MINI-EUROPE - COPENHAGA - DINAMARCA

Nesta Mini Dinamarca já visitámos uma fortificação de Vikings de Trellerborg e em dois passos estamos em Copenhaga.
O Nyhavn (Porto Novo)possui inúmeros edifícios coloridos que o tornam um bairro bastante animado. Foram os Holandeses que deram cor e animação a este local, que foi um porto comercial importante nos séculos XVII e XVIII.
Hoje em dia é ponto de atracção para os turistas e ponto de "peregrinação" para os marinheiros que se querem tatuar.
Fonte: Catálogo de itinerário de visita.



Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA

Estando no mini Porto de Copenhaga, agora é só desviar o olhar para o que está mesmo ao lado e, mesmo ao lado, está a mini Bolsa da mesma cidade.
Premimos o botão para ouvir o Hino Nacional da Dinamarca e consultamos o catálogo de itinerário de visita para ficarmos a saber mais acerca deste edifício, mas na versão tamanho natural.



Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA

A Bolsa, magnífico edifício renascentista do século XVII, foi construído por ordem de Cristiano IV para dar um novo impulso à vida económica dinamarquesa. Observe-se a sua belíssima torre de cobre, de que a flecha é formada por quatro caudas de dragão e por três coroas: a dinamarquesa, a sueca e a norueguesa (tal como sobre a torre de Estocolmo!).
A palavra Bolsa é adoptada do neerlandês, Van  der Beurs, nome de um homem que possuía uma taberna em Bruges.
In: Catálogo de itinerário de visita.



Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA

Antes de sairmos da mini Copenhaga e depois de já termos escutado o Hino e lido informação sobre os monumentos representados, até já nos arvorarmos-nos no direito de deixar uma sugestão aos Responsáveis por este parque temático: faltou-nos a Pequena Sereia e até há muita água neste recanto. Se calhar até já pensaram nisso, mas em tamanho natural já é tão mini...


Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA


Estamos a visitar: À VOLTA DE BRUXELAS



BÉLGICA - BRUXELAS - MINI-EUROPE - VIKINGS - DINAMARCA

Começamos esta nossa viagem pela Europa em miniatura de Norte para Sul, isto é, começamos pela Dinamarca.
Dinamarca faz-nos logo pensar nos Vikings, esse povo rude que, por volta do ano 1000sulcou todos os mares, pilhou as costas da Europa e se aventurou até à Península Ibérica e à Península Itálica.
Pensa-se que os Vikings terão descoberto a América do Norte em 801, no decurso das suas incursões marítimas.
Descobertas, rudezas e pilhagens à parte, se quisermos vestir a pele de um Viking, neste espaço, podemos.

Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA
O aquartelamento mais célebre do povo Viking, reconstruido, é o de Trellerborg, uma fortificação circular, protegendo 31 casas alongadas rodeadas de canais e muralhas.
Mais de 1500 militares, alguns com as mulheres e filhos, encontravam-se aquartelados nesta fortificação, tendo em vista as suas investidas ultramarinas
Fonte: Catálogo de itinerário de visita.

BÉLGICA - BRUXELAS - MINI-EUROPE - BERLAYMONT

Capital da UE, Bruxelas acolhe numerosas instituições, nomeadamente a Comissão, o Parlamento e o Conselho de Ministros. Aí trabalham 30.500 funcionários, que ocupam 77 edifícios. O Berlaymont é o edifício principal da Comissão.Este edifício tem 13 andares e mais de 1000 gabinetes. Situa-se em Bruxelas, no Largo R. Schuman. Schuman é um dos pais fundadores a C.E..
O nome provém do Mosteiro de Berlaymont que existia naquele local.
In: Catálogo de itinerário da visita

Berlaymont - Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA

BÉLGICA - BRUXELAS - MINI-EUROPE - CÂMARA MUNICIPAL DE BRUXELAS

A Camara Municipal, de estilo gótico, está decorada por 294 estátuas do século XIX. No cimo da torre - com uma altura de 96 metros e construida por Jean van Ruysbroeck (1149) - , está a estátua de São Miguel, patrono da cidade.
In: Catálogo de itinerário da visita


Câmara Municipal de Bruxelas - Mini-Europe - Bruxelas - BÉLGICA