FAMOSA E IMPERDÍVEL COMUNA 13

Comuna 13 é uma das 16 comunas de Medellín e uma comuna nada mais é que um bairro.
Foi fundada por camponeses muito pobres que fugiram à violência e à fome e vieram estabelecer residência em casebres empoleirados na encosta íngreme junto a uma das principais vias de acesso à cidade.
A boa localização e, ao mesmo tempo o difícil acesso, foi também um atractivo para os cartéis da droga por serem características favoráveis ao desenvolvimento de um negócio ilegal.
Não foi difícil convencer gente pobre a viver em condições miseráveis a colaborar com um negócio ilícito de alta rentabilidade.
As rivalidades e a ambição trouxeram a violência: ruas onde ninguém entrava; recolher obrigatório; distribuição de armas; medo, muito medo até para os próprios moradores.
Era o quartel General do bem conhecido Pablo Escobar.
Numa acção de limpeza radical, o Governo ordenou o bombardeamento da comuna com consequente extermínio da maioria dos envolvidos no negócio da droga, mas também de muitos inocentes como crianças, por exemplo.
Depois desta acção a tristemente conhecida Comuna 13 abriu ao mundo.
Os jovens expressam os seus sentimentos em graffitis que contam a história da comuna, extravasam a energia em actividades radicais e breack dance.
Os pais encontraram emprego na cidade, produzem e vendem o seu artesanato, abriram pequenos negócios e alguns fizeram-se guias que contam a história do seu bairro aos muitos que agora o visitam.
Aos turistas pedem duas coisas importantes: comprar alguma coisa, ou consumir algo do comércio local, para ajudar a manter o desenvolvimento económico daquela gente que está a aprender uma vida nova; não alimentar nem dar dinheiro ou presentes aos meninos, nem que eles peçam. Se as crianças se habituarem a obter rendimento pela mendicidade aos turistas, rapidamente trocarão a escola por esse estilo de vida.
Não se pode dizer ainda que é completamente seguro deambular por qualquer parte mas, depois de termos percorrido toda a zona frequentada por turistas, de termos feito compras no comércio local, podemos afirmar que nunca nos sentimos em risco. Até deixámos uma carteira esquecida numa loja que ainda lá estava quando voltámos.
Pela história, pelos acontecimentos, pelas figuras, por Pablo Escobar, pelo ambiente, pelos graffitis, pela vista sobre a cidade , uma visita à Comuna 13 nunca mais se esquece.





Estamos a visitar;  COLÔMBIA




Sem comentários:

Enviar um comentário