JAPÃO - KYOTO - CERIMÓNIA DO CHÁ - PREPARAÇÃO


Primeira coisa a fazer, deixar os sapatos à porta. Já estamos habituados!

Lá dentro está tudo pronto para dar início à cerimónia. Os utensílios estão postos a preceito, as senhoras vestidas com kimonos discretos... tudo convida à calma e ao silêncio. Mas turista é naturalmente barulhento e irrequieto. Mesmo quando todos se calarem, hão-de ouvir-se sempre os disparos das máquinas. Nada que perturbe a serenidade das senhoras de kimono.


JAPÃO - Kyoto - Cerimónia do Chá

Veste kimono de cor pastel e com padrão discreto, não tem adornos no cabelo e aperta o obi em almofada. Ao terceiro dia no Japão, mesmo olhando só de costas, já somos capazes de dizer que esta senhora é uma mulher casada.

Viajar também é correr mundo de olhos bem abertos.
JAPÃO - Kyoto - Cerimónia do Chá

Primeira operação da cerimónia: purificação de todos os utensílios com a ajuda de um lenço de seda.
JAPÃO - Kyoto - Cerimónia do Chá

Uma vez cumprida a primeira parte da cerimónia, a purificação dos utensílios, passamos então à preparação do chá.
Com uma pequena espátula para o efeito, a Senhora colocou no fundo da taça um pouco de chá em pó e agora vai encher a concha de bambu de água fervente que está dentro da panela de ferro e vai verter apenas metade da água sobre o pó de chá, devolvendo a restante água à panela.
Tudo isto se faz numa cadência certa, em movimentos suaves e graciosos e é observado no silêncio que é possível entre turistas latinos.
JAPÃO - Kyoto - Cerimónia do Chá
Este é talvez o momento menos zen da cerimónia, aquele em que a Senhora mexe vigorosamente a mistura de água quente e pó de chá com um batedor de bambu. Alguém se lembra como se preparava um café com espuma antes de haver máquina do café? É isso!
O momento pode não ser muito zen, mas é muito vintage,que agora já não se usa dizer antigo.
JAPÃO - Kyoto - Cerimónia do Chá

Sem comentários:

Enviar um comentário