ALDEIA DA PENA - ONDE O MORTO MATOU O VIVO

Situa-se na Serra de São Macário, a 20 KMS de São Pedro do Sul, no fundo de um vale profundo, pelo que, o seu acesso de automóvel é algo complicado, não sendo permitida a entrada de veículos na aldeia.
Apesar de a estrada ser estreita, inclinada e às curvas, acho que vão chegar à mesma conclusão que nós: já fomos a sítios piores.
À chegada somos recebidos por um painel com a indicação: "Valeu a pena vir à Aldeia da Pena".
A Pena tem neste momento apenas treze habitantes com residência fixa. 
Apesar de praticamente deserta é um ponto de passagem obrigatório para os amantes da Natureza, uma vez que se encontra no centro do vale e junto à ribeira da Pena de águas límpidas mas frias.
Se ainda houver dúvidas se valeu a pena ir à Aldeia da Pena, então experimentem almoçar no restaurante "O morto que matou o vivo. Ah, mas têm que marcar!
Ao que parece há mesmo muita gente que não quer ficar com a dúvida e que, para além disso, quer ficar a saber o porquê de tal nome para um restaurante.
Não sabemos se é lenda, se é verdade, se são as duas ao mesmo tempo mas cá vai.
Conta-se que quando a aldeia ainda não tinha acesso por estrada nem cemitério, os caixões dos defuntos eram carregados em braços montanha a cima e, atrás deles, todo o acompanhamento do funeral. Escorregando aqui, tropeçando ali, um dia um dos carregadores perdeu o equilíbrio, o caixão caiu, rebolou desgovernado montanha a baixo e apanhou em cheio um pobre vivo que não resistiu. A história da tragédia foi passando de geração em geração e o dia é sempre mencionado como "o dia em que o morto matou o vivo".
O dito hoje é nome de restaurante que está sempre à pinha e onde se almoça muito bem.
Valeu a pena ir à Aldeia da Pena!





Estamos a visitar;  AROUCA




Sem comentários:

Enviar um comentário