DRESDEN TAMBÉM TEM UM CASTELO

O Castelo de Dresden ou Palácio Real é um dos edifícios mais antigos de Dresden.
Por quase 400 anos, foi a residência dos eleitores (1547–1806) e reis (1806–1918) da Saxónia da Casa Albertina de Wettin, bem como dos reis da Polónia (1697–1763).
É conhecida pelos diferentes estilos arquitetônicos empregados, do barroco ao neo-renascentista.
Hoje, o castelo residencial é um complexo de museus que contém a Abóbada Histórica e Nova Verde, o Gabinete Numismático, a Coleção de Gravuras, Desenhos e Fotografias e o Arsenal de Dresden com a Câmara Turca. Também abriga uma biblioteca de arte e a administração das Coleções de Arte do Estado de Dresden.





Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

ÓPERA DE DRESDEN

A Ópera Semper é a casa da companhia Ópera Estatal de Dresden e sala de concertos da Orquestra Estatal de Dresden, em Dresden.
Foi construída em 1841 pelo arquiteto Gottfried Semper.
O estilo da construção é causa de muitos debates, pois apresenta características do Renascimento, do Barroco e até do estilo Coríntio. Entretanto, muitos a classificam como um estilo eclético, onde influências de muitos estilos foram usados na construção.
O prédio foi reconstruído após ter sido destruído por um incêndio em 1869. Foi dada a Gottfried Semper a responsabilidade da reconstrução, mas ele foi exilado por causa das suas atividades no ano de 1849. Então o arquiteto que tomou o seu lugar foi Manfred Semper (seu filho), que teve que completar o trabalho do pai. Este segundo prédio foi construído no estilo neo-renascentista, em 1878.
Nos anos que antecederam a guerra, muitas estreias de obras de Richard Strauss foram realizadas.
Durante as últimas semanas da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a construção foi novamente destruída. Exatamente, quarenta anos depois, no dia 13 de Fevereiro de 1985 a ópera foi reconstruída. Foi reinaugurada com a mesma ópera que foi apresentada, antes de ser destruída em 1945: Der Freischütz, de Carl Maria von Weber.
O edifício é considerado um exemplo da arquitetura barroca de Dresden. Está situado no bairro do Teatro, no centro de Dresden.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

A PONTE DO MILAGRE AZUL DE DRESDEN

O Blaue Wunder ou Milagre Azul é uma ponte localizada na cidade de Dresden.
Diz a lenda que esta ponte foi originalmente pintada de verde.
Verde é uma cor composta pela mistura de duas cores primárias, o azul e o amarelo. Com o passar do tempo, o pigmento amarelo foi-se esbatendo e a ponte ficou apenas com o azul. Os habitantes de Dresden gostaram tanto da nova cor que não mais permitiram que voltasse a ser verde.
A vista da ponte é muito interessante, podem ser vistos os edifícios mais altos do centro histórico de Dresden, os castelos de Elba e a torre de TV de Dresden.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

DRESDEN - FREUENKIRSCHE

A Igreja de Nossa Senhora é uma igreja luterana em Dresden.
Foi destruída por bombardeios aliados durante a segunda guerra mundial e reconstruída como um símbolo da reconciliação entre os inimigos de guerra.
A reconstrução de seu exterior foi completada em agosto de 2004 e o interior em 2005, após 13 anos de trabalhos.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

DRESDEN E A CERVEJA

A vida de turista não é só filmar monumentos e explicações dos Guias.
Estávamos nesse trabalho quando o barulho desta carripana nos chamou a atenção. Foi só apontar a máquina que até já estava ligada.




Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

DRESDEN

Dresden, capital do estado da Saxónia, no leste da Alemanha, distingue-se pelos museus de arte célebres e pela arquitetura clássica da cidade velha reconstruída.
Concluída em 1743 e reconstruída após a Segunda Guerra Mundial, a igreja Frauenkirche, de estilo barroco, é famosa pela sua grandiosa cúpula.
O palácio Zwinger, inspirado em Versalhes, alberga museus, incluindo o Gemäldegalerie Alte Meister, que exibe obras-primas como a "Madona Sistina" de Rafael.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

PRAGA - AS IMAGENS QUE FALTAVAM

Praga é famosa por ser um dos grandes centros culturais europeus, ligado a nomes como os compositores Antonín Dvořák e Bedřich Smetana e os escritores Franz Kafka, Rainer Maria Rilke e Jaroslav Hašek.
É o centro editorial do país e possui diversas instituições de ensino superior. A mais famosa é a Universidade de Carlos, fundada no século XIV, sendo também a mais antiga da Europa Central.
Merece também destaque a Universidade Técnica de Praga, fundada no século XVIII.
Além dessas duas importantes universidades, o sistema de ensino superior da cidade é apoiado pela Academia de Ciências que contribui para o desenvolvimento de diversas áreas de pesquisa.
Praga também possui escolas de economia, artes, música, cinema e dança.
Na capital existe um grande número de bibliotecas e teatros. Entre os seus museus destaca-se o Museu Nacional, de 1818 e os museus técnico, judaico, etnográfico e de literatura.
Uma preciosa coleção do rei Rodolfo II é conservada na Galeria de Arte do Castelo de Praga.
A capital checa possui um dos mais belos e bem conservados patrimónios arquitectónicos da Europa. Isto deve-ee principalmente ao facto de ter sofrido relativamente poucos danos durante as duas guerras mundiais. 
Monumentos, igrejas, ruas estreitas e prédios históricos contrastam com as modernas edificações da cidade.
Uma das construções mais importantes é o castelo na colina Hradcany, fundado no século XVII, que actualmente serve como a residência presidencial e que antigamente era habitado pelos reis da Boêmia.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

PRAGA - O RELÓGIO QUE TODOS VÃO VER

O Orloj é um relógio astronómico medieval, localizado em Praga.
Este relógio foi montado na parede sul da Câmara Municipal da Cidade Velha na Praça da Cidade Velha, que são atrações turísticas bastante populares.
O Orloj é composto de três componentes principais: o mostrador astronómico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes; a ”Caminhada dos Apóstolos”, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses (ou zodíacos, como aparecem em alguns textos).
A mudança da hora neste relógio é antecedida por um espectáculo. A demonstração é iniciada com a estátua da morte representada por um esqueleto que puxa uma corda marcando o início do desfile e tem uma ampulheta que representa o tempo que temos até o acerto de contas.
Um príncipe turco, acompanhado por um alaúde, representa a luxúria.
Um comerciante judeu que representa a ganância. Tem um saco de dinheiro que sacode quando o relógio marca a hora.
Vaidade, representado por um homem a olhar-se ao espelho.
Outra curiosidade é que todas estas figuras fazem o mesmo movimento de cabeça, excepto a morte. Enquanto o príncipe turco, o comerciante judeu e o vaidoso balançam a cabeça, a morte acena, afirmando que ela tem a última palavra e que, mesmo que discordem, seu tempo acabou. 
Ao mesmo tempo, é iniciada a parada dos doze apóstolos. A ordem do aparecimento é a seguinte:
Na janela esquerda:
Paulo, com um livro e uma espada;
Tomé, com uma lança;
Judas, com um livro;
Simão, com uma serra;
Bartolomeu, com um livro; e
José, com um pergaminho.
Na janela direita:
Pedro, com uma chave;
Mateus, com um machado;
João, com uma cobra;
André, com uma cruz;
Filipe, com uma cruz; e
João Evangelista, com um porrete.
A mudança de horário é feita logo após o carcarejo do galo, no topo do relógio.
A agitação causada pelo relógio naquela época manteve os cidadãos de Praga orgulhosos e até houve quem viajasse milhares de quilómetros para visitar o que foi uma peça única no mundo. 

De acordo com a lenda, um aristocrata, fascinado pelas habilidades de Hanus, ofereceu uma grande quantia em dinheiro para que lhe fizesse um relógio idêntico  numa cidade alemã.
Os vereadores de Praga viram o status que a cidade havia alcançado por possuir uma peça tão exclusiva e tentaram persuadi-lo a não aceitar a oferta.  Mas o professor não deu o braço a torcer e, uma noite, enquanto trabalhava na sua oficina, três homens entraram,  arrastaram-no para a lareira e, para o impedir de reproduzir o relógio, queimaram-lhe os olhos com um ferro em brasa.
O estado físico e mental de Hanus piorava cada vez mais, ninguém suspeitava de quem poderia ser o responsável pelo ataque. Os vizinhos e os próprios vereadores vinham assiduamente vê-lo e, um dia, numa dessas visitas, um seu aprendiz, ouviu os líderes confessarem ser os mentores do ataque.
O professor indignado e furioso, traçou um plano para desativar o relógio.
Pediu permissão aos vereadores para ir ao relógio, alegando que queria ouvir a sua máquina mais uma vez antes de morrer. Eles aceitaram.
Hanus e o aprendiz visitaram o relógio e o mestre colocou a mão dentro da máquina cortando e destruindo assim o complexo mecanismo que ele mesmo havia criado.
Hanus morreu naquela noite e ainda demorou muito até que pudessem consertar o relógio. Segundo a lenda, desde a morte do mestre que o relógio está amaldiçoado e a sorte de Praga depende do seu bom funcionamento. Se o relógio parasse de correr, o azar viria à cidade.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

EM PRAGA HÁ UMA CASA PORTUGUESA COM CERTEZA

Manuel Teles da Silva, dito Conde de Silva-Tarouca, mais conhecido como Manuel da Silva-Tarouca  (Lisboa, 17 de Setembro de 1696 – Viena, 8 de Março de 1771) foi um nobre português e arquiteto da corte austríaca, que se tornou conselheiro e amigo íntimo da imperatriz Maria Teresa da Áustria.
Manuel Teles da Silva Meneses e Castro, na época também grafado Emanuel Telles da Sylva de Menezes et Castro, era filho de João Gomes da Silva, 4.º conde de Tarouca (que, entre outros cargos diplomáticos, foi embaixador de D. João V na corte de Viena entre 1726 e 1738) e de Joana Rosa de Gomes da Silva, 4.ª condessa de Tarouca.
Em 1715, o jovem Manuel abandonou o país na companhia do igualmente jovem Infante D. Manuel, irmão do rei D. João V, alistou-se no exército austríaco e lutou contra os turcos, sob as ordens do príncipe Eugénio de Sabóia, em 1716-1717.
Em Viena, viria posteriormente a ser conhecido por conde (Graf) Silva-Tarouca, embora o herdeiro da casa e título de Tarouca fosse o seu irmão mais velho, Estêvão José de Meneses, 5.º conde de Tarouca e 1.º marquês de Penalva.
Na verdade, Manuel Teles da Silva foi criado duque (Herzog) do Império pelo imperador Carlos VI do Sacro Império Romano-Germânico no ano de 1735.
Frequentador da corte vienense, Manuel ganhou a confiança do imperador Carlos VI e assistiu ao nascimento da arquiduquesa Maria Teresa, em 13 de maio de 1717.
Pouco antes da sua morte, o imperador Carlos VI confiou a Manuel a importante tarefa de iniciar a jovem princesa nos assuntos políticos do Estado. Coroada em 1740, a arquiduquesa pediu a Manuel que fosse sempre franco e aberto com ela, fazendo-lhe ver as suas deficiências. Desta forma, Manuel foi-se tornando o confidente mais próximo de Maria Teresa, que o consultava diariamente.
Manuel Silva-Tarouca não escreveu as suas memórias nem manteve um diário. No entanto, as suas cartas, preservadas em vários arquivos, são uma importante fonte de informações sobre ele.
Foi amigo de Sebastião José de Carvalho e Melo, no período em que o futuro marquês de Pombal desempenhou funções de ministro plenipotenciário junto da corte vienense (1746-1749).
A correspondência entre Manuel Teles da Silva e Sebastião José de Carvalho foi publicada em Portugal.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

ARTE NOVA EM PRAGA

Art Nouveau ou Arte Nova é um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas — especialmente o início da arte aplicada à indústria — que foi muito apreciado de 1890 até os anos 1920. 
Antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o estilo mudou para um estilo mais geométrico, uma característica do movimento artístico art déco (1910-1939).
A expressão art nouveau é a expressão francesa para "arte nova".
A art nouveau é uma reacção à arte académica do século XIX.
É inspirada principalmente por formas e estruturas naturais, não somente de flores e plantas, mas também de linhas curvas.
A art nouveau foi mais popular na Europa, mas a sua influência foi global.
O período em que esteve muito em voga foi chamado de Belle Époque.
Apesar de a art nouveau ter sido substituída pelos estilos modernistas do século XX, é, actualmente, considerado uma importante transição entre o historicismo e o modernismo.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

NÃO É A CATEDRAL MAS PARECE

A Igreja da Mãe de Deus frente à Tyn ou simplesmente Igreja de Týn, mais comumente Igreja de Nossa Senhora de Týn, é uma igreja católica romana localizada em Praga, na República Checa.
É a principal igreja da Cidade Velha desde o século XIV e um dos símbolos mais icónicos da capital checa.
Pertence ao Património Mundial da Unesco desde 1992 e está situada na praça de Staré Město.
A construção começou na metade do século XIV e durou até ao século XVI.
Atualmente a fachada principal da igreja está cercada por edifícios civis, dentre eles a Escola de Týn.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

PRAGA - A CASA DE KAFKA

Kafka nasceu numa família judaica de classe média e falante de alemão em Praga, então pertencente ao Império Austro-Húngaro.
Durante a sua vida, a maior parte da população de Praga falava checo e a divisão entre os falantes de checo e alemão era visível, já que ambos os grupos tentavam fortalecer a sua identidade nacional.
A comunidade judaica muitas vezes estava dividida entre esses dois grupos, levantando, naturalmente, questões sobre a origem de uma pessoa.
O próprio Kafka era fluente nas duas línguas, considerando o alemão sua língua materna.
Kafka formou-se em direito e, depois de completar a sua formação, conseguiu um emprego numa companhia de seguros.
Começou a escrever contos no seu tempo livre.
No resto da sua vida, reclamou do pouco tempo que tinha para dedicar-se ao que chegaria a chamar de "seu chamamento".
Arrependeu-se de ter tido que dedicar tanto tempo ao seu "ganha pão".
Kafka preferia comunicar-se através de cartas; escreveu centenas de cartas para a sua família e amigas próximas, incluindo o pai, a noiva Felice Bauer e a irmã mais nova, Ottla Kafka.
Tinha uma relação complicada e turbulenta com o pai, o que teve uma grande influência sobre a sua escrita.
Apenas algumas das obras de Kafka foram publicadas durante a  sua vida: as coleções de contos Considerações e Um Médico Rural e contos (como A Metamorfose) em revistas literárias.
Preparou a coleção "Um Artista da Fome" para impressão, mas só foi publicada postumamente.
Os trabalhos inacabados de Kafka, como os romances O Processo, O Castelo e O Desaparecido, foram publicados postumamente pelo seu amigo Max Brod, que ignorou o desejo de Kafka de ter seus manuscritos destruídos após a sua morte. 
Albert Camus, Gabriel García Márquez e Jean-Paul Sartre estão entre os escritores influenciados pela obra de Kafka; o termo "kafkiano" popularizou-se em português como algo complicado, labiríntico e surreal, como as situações encontradas na sua obra.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

PRAGA - PONTE DE CARLOS

A Ponte Carlos é a ponte mais antiga de Praga. Atravessa o rio Moldava da Cidade Velha até a Cidade Pequena.
É a segunda ponte mais antiga existente na Chéquia.
A construção começou em 1357 a pedido do rei Carlos IV, e foi finalizada a princípios do século XV.
Sendo a única forma de atravessar o rio, a Ponte Carlos transformou-se na via de comunicação mais importante entre a Cidade Velha, o Castelo de Praga e as zonas adjacentes até 1841.
Originalmente, esta via de comunicação foi chamada de Ponte de Pedra e Ponte de Praga, mas tem a sua denominação atual desde 1870.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

O QUE COMEMOS E O QUE PODÍAMOS TER BEBIDO

Praga é a capital de um país estrategicamente posicionado e recebe influências culinárias dos que estão à sua volta.
Da experiência que temos a comida é boa. Quanto à bebida, muita cerveja e bebida generosa aparentada com a vodka... não provámos.




Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

PRAGA - UMA CASA SÓ PARA SENHORAS

A Instituição de Senhoras Nobres do Castelo de Praga, ou Imperial e Real Instituição Teresiana de Senhoras Nobres do Castelo de Praga foi uma instituição ou capítulo nobre de Senhoras, situada em Praga.
Foi fundada pela Imperatriz Maria Teresa em 1755 no castelo de Praga.
A Instituição ocupou o chamado Palácio Rosenberg, bem como a capela gótica de Todos os Santos.​
O palácio foi reconstruido sobre outro palácio renascentista construído pelo Imperador Rodolfo II.​ O novo edificio contava com sala capitular, quartos para as Senhoras no primeiro e segundo piso, assim como um apartamento para a abadessa.
A instituição foi fundada como um capítulo conventual onde poderiam ser acolhidas trinta donzelas Nobres solteiras, maiores de 24 anos, em regime de recolhimento.
A Directora seria sempre uma arquiduquesa austríaca solteira escolhida pelo Imperador e solenemente nomeada como abadessa. Os restantes membros da Direcção eram escolhidos entre as Senhoras acolhidas na Instituição.
Tanto a abadessa quanto as restantes Senhoras deveriam abandonar o palácio a partir do momento em que contraíssem matrimónio.
Prestavam ainda serviços à Instituição um confessor, um capelão, um administrador de arquivos, um secretário, um chefe de protocolo, um médico e um cirurgião. Em algumas ocasiões contou também com um comissário enviado pelo Imperador.
Em 1 de Maio de 1919 o Governo da recém criada República da Checoslováquia decretou a dissolução da Instituição.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

CASTELO DE PRAGA

O Castelo de Praga, construído no século IX, é um dos maiores castelos do mundo e o monumento mais importante da República Checa.

Longe da ideia de castelo medieval com aspecto fortificado, o Castelo de Praga é composto por um conjunto de belos palácios e edifícios ligados por pequenas vielas. 
Podemos dizer que a história de Praga começa com a construção do castelo.
A sua localização estratégica rapidamente fez dele o centro do território, além de ter sido a residência dos Reis de Boémia desde a sua fundação pelo príncipe Borivoj.
Em 1918, o Castelo de Praga tornou-se a residência do Presidente da República e, desde então, o Presidente tem ali o seu escritório.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

O MENINO MAIS FAMOSO DE PRAGA

O Menino Jesus de Praga é a  famosa imagem de Jesus menino venerada na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, em Praga, República Checa.
Acredita-se que a imagem tenha sido esculpida no século XVI na Espanha, num mosteiro entre Córdoba e Sevilha, como uma cópia de uma outra estátua do local.
Ali foi adquirida por Doña Isabela Manrique de Lara y Mendoza, que a deu como presente de casamento à sua filha Maria Manrique de Lara, quando esta desposou o nobre checo Vojtech de Pernstejn.
Mais tarde a imagem foi transmitida à geração seguinte também como dote de casamento, quando sua filha Polyxena se casou em primeiras núpcias com Vilem de Rozumberk.
Permaneceu na posse de Polyxena até à sua morte, quando foi doada aos Carmelitas descalços de Praga, sendo instalada no oratório do seu mosteiro, onde recebia homenagens especiais duas vezes ao dia.
Com a eclosão da Guerra dos Trinta Anos as devoções foram suspensas e, em 15 de Novembro de 1631, as tropas de Gustavo Adolfo da Suécia tomaram as igrejas da cidade. O mosteiro foi saqueado pelos soldados protestantes e a imagem do Menino Jesus foi lançada num monte de entulho detrás do altar. Ali permaneceu até ser reencontrada em 1637, com os braços partidos.
Depois de seu restauro foi reentronizada e voltou a receber a devoção dos fiéis, sendo coroada pelo Bispo de Praga em 1655, evento que é relembrado anualmente por uma missa festiva no dia da Ascensão.
A estatueta tem 47 cm de altura e é feita de cera, com um núcleo de madeira. Os devotos têm ao longo do tempo ofertado muitos vestidos ricamente bordados, que são trocados ocasionalmente.
A fama de milagrosa data desde quando ainda pertencia à família espanhola e os prodígios que operaria, segundo os que creem, não cessaram de se multiplicar até ao presente, tornando-se uma devoção extremamente popular não só na cidade, mas espalhada por todo o mundo católico.
A imagem vem sendo disseminada largamente através de réplicas e folhetos impressos. Anualmente milhares de peregrinos vão a Praga prestar suas homenagens a Jesus sob esta invocação, pedir graças e agradecer outras já recebidas e, em muitos lugares, foram fundados sob sua proteção templos e grupos de oração.
O dia do Menino Jesus de Praga é comemorado tradicionalmente no dia 25 de cada mês, sendo em especial no dia 25 de dezembro, no Natal do Senhor. Mas o seu dia de festa mundial é no primeiro domingo do mês de junho, quando se intensificam as peregrinações ao santuário de Praga.





Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

IR A PRAGA E ENTRAR NA CATEDRAL

A Catedral de São Vito é uma das principais construções da cidade de Praga e a maior igreja da República Checa.
Situada no Castelo de Praga no e estando construída juntamente com o castelo, a construção da catedral no seu atual estilo gótico foi iniciada em 1344 e finalizou-se, depois de uma interrupção das obras no século XV, só em 1929.
Destaca-se, entre outros, a grande Capela de São Venceslau do século XIV, compreendendo mais de 1.000 pedras semi-preciosas, a par de frescos de temas bíblicos.
A catedral guarda a tumba de Venceslau IV (O Rei Bom), as jóias da coroa e foi o lugar de coroação dos reis da Boémia.




Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

PRAGA - CAPELA DE SANTA CRUZ

A Rotunda de Santa Cruz encontrada, tradicionalmente também chamada de Igreja Menor de Santa Cruz para distinguir da igreja da Santa Cruz Superior no falecido mosteiro de Ciriata, é uma igreja românica localizada na Cidade Velha de Praga .
A sua origem remonta a 1125 .
É uma das três igrejas românicas restantes em Praga e, como tal, está listada como Monumento Cultural da República Checa.
A primeira menção escrita data de 1365, quando o monumento era uma igreja paroquial, mas o edifício é muito mais antigo.
Em 1625, foi entregue  aos dominicanos do mosteiro da cidade velha de St Gilles. Em 1784 ainda era um santuário.
A capela foi transformada em armazém por volta de 1860, com o monumento ameaçando ceder à construção de uma nova casa. A iniciativa de um conjunto de artistas e entidades salvou-a. Foi comprada pela Câmara Municipal e  renovada sem que tenha sido paga qualquer remuneração ao arquitecto e artistas envolvidos.
Atualmente, a capela é usada pela Igreja Católica e pertence à Antiga Paróquia Católica de Praga. É um local regular de adoração.
Segundo a lenda, a capela fica no local de um lago no qual uma jovem crucificada foi atirada por ter aceitado o cristianismo contra a vontade de seus pais.
Durante uma tempestade noturna, a cruz apareceu como um sinal de Deus e foi erguida sobre o lago. Durante o reparo das fundações da capela, uma grande cruz podre foi encontrada.




Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

PRAGA - RESIDÊNCIA PRESIDENCIAL

O Castelo de Praga é uma das construções mais importantes da cidade.
Foi fundado no século IX e atualmente serve como a residência presidencial, antigamente habitado pelos reis da Boêmia.
No conjunto de prédios que formam o castelo está situado também o gabinete do presidente da República Checa, não aberto ao público.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA



PRAGA - ENTRADA NO CASTELO

Praga é a capital e a maior cidade da República Checa, situada na margem do Vitava.
Conhecida como "cidade das cem cúpulas", Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural.
Importante também como núcleo de transportes e comunicações, é o principal centro económico e industrial da República Checa.
Situada na Boêmia central, a cidade de Praga localiza-se sobre colinas, em ambas as margens do Rio Vitava, pouco antes da sua confluência com o rio Elba.
O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga, que domina a capital na margem esquerda (oriental) do Vltava.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA




PRAGA - E DO NADA ELES APARECEM

As forças armadas Checas são formadas por um exército profissional e uma força aérea.
Como o país não tem acesso ao mar não tem uma marinha.
O Presidente da República é o comandante em chefe.
Em 2004 os militares passaram por uma reforma interna e entre várias mudanças tomadas foi abolido o serviço militar obrigatório. A República Checa é membro da NATO desde Março de 1999.
Os gastos com defesa giram em torno de 1,8% do PIB.
Como ex membro do Bloco Soviético e agora aliado do Ocidente, os Checos possuem equipamentos militares dos dois lados da Guerra Fria.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA



PRAGA - MOSTEIRO DE STRAHOV

O mosteiro da ordem dos premonstratenses foi fundado em 1140. As suas instalações albergam a preciosíssima Biblioteca de Strahov e a Pinacoteca, onde tem uma das mais importantes coleções da arte gótica, das pinturas da época rudolfina, barroca e rococó na Europa Central. Entre outras curiosidades do local há a cervejaria do mosteiro, que oferece sua própria cerveja.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA



PRAGA - QUANDO NÃO SE GOSTA ATIRA-SE DA JANELA

Dois incidentes da história da Boémia são conhecidos como as Defenestrações de Praga.
O primeiro ocorreu em 1419 e o segundo em 1618.  
O termo 'Defenestração de Praga' é mais frequentemente utilizado para se referir ao segundo incidente e significa o ato de atirar alguém ou alguma coisa pela janela, oriundo de um radical comum da palavra janela, que em francês se diz fenêtre, em italiano finestra e em alemão Fenster.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA