PRAGA - UMA CASA SÓ PARA SENHORAS

A Instituição de Senhoras Nobres do Castelo de Praga, ou Imperial e Real Instituição Teresiana de Senhoras Nobres do Castelo de Praga foi uma instituição ou capítulo nobre de Senhoras, situada em Praga.
Foi fundada pela Imperatriz Maria Teresa em 1755 no castelo de Praga.
A Instituição ocupou o chamado Palácio Rosenberg, bem como a capela gótica de Todos os Santos.​
O palácio foi reconstruido sobre outro palácio renascentista construído pelo Imperador Rodolfo II.​ O novo edificio contava com sala capitular, quartos para as Senhoras no primeiro e segundo piso, assim como um apartamento para a abadessa.
A instituição foi fundada como um capítulo conventual onde poderiam ser acolhidas trinta donzelas Nobres solteiras, maiores de 24 anos, em regime de recolhimento.
A Directora seria sempre uma arquiduquesa austríaca solteira escolhida pelo Imperador e solenemente nomeada como abadessa. Os restantes membros da Direcção eram escolhidos entre as Senhoras acolhidas na Instituição.
Tanto a abadessa quanto as restantes Senhoras deveriam abandonar o palácio a partir do momento em que contraíssem matrimónio.
Prestavam ainda serviços à Instituição um confessor, um capelão, um administrador de arquivos, um secretário, um chefe de protocolo, um médico e um cirurgião. Em algumas ocasiões contou também com um comissário enviado pelo Imperador.
Em 1 de Maio de 1919 o Governo da recém criada República da Checoslováquia decretou a dissolução da Instituição.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

Sem comentários:

Enviar um comentário