O MENINO MAIS FAMOSO DE PRAGA

O Menino Jesus de Praga é a  famosa imagem de Jesus menino venerada na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, em Praga, República Checa.
Acredita-se que a imagem tenha sido esculpida no século XVI na Espanha, num mosteiro entre Córdoba e Sevilha, como uma cópia de uma outra estátua do local.
Ali foi adquirida por Doña Isabela Manrique de Lara y Mendoza, que a deu como presente de casamento à sua filha Maria Manrique de Lara, quando esta desposou o nobre checo Vojtech de Pernstejn.
Mais tarde a imagem foi transmitida à geração seguinte também como dote de casamento, quando sua filha Polyxena se casou em primeiras núpcias com Vilem de Rozumberk.
Permaneceu na posse de Polyxena até à sua morte, quando foi doada aos Carmelitas descalços de Praga, sendo instalada no oratório do seu mosteiro, onde recebia homenagens especiais duas vezes ao dia.
Com a eclosão da Guerra dos Trinta Anos as devoções foram suspensas e, em 15 de Novembro de 1631, as tropas de Gustavo Adolfo da Suécia tomaram as igrejas da cidade. O mosteiro foi saqueado pelos soldados protestantes e a imagem do Menino Jesus foi lançada num monte de entulho detrás do altar. Ali permaneceu até ser reencontrada em 1637, com os braços partidos.
Depois de seu restauro foi reentronizada e voltou a receber a devoção dos fiéis, sendo coroada pelo Bispo de Praga em 1655, evento que é relembrado anualmente por uma missa festiva no dia da Ascensão.
A estatueta tem 47 cm de altura e é feita de cera, com um núcleo de madeira. Os devotos têm ao longo do tempo ofertado muitos vestidos ricamente bordados, que são trocados ocasionalmente.
A fama de milagrosa data desde quando ainda pertencia à família espanhola e os prodígios que operaria, segundo os que creem, não cessaram de se multiplicar até ao presente, tornando-se uma devoção extremamente popular não só na cidade, mas espalhada por todo o mundo católico.
A imagem vem sendo disseminada largamente através de réplicas e folhetos impressos. Anualmente milhares de peregrinos vão a Praga prestar suas homenagens a Jesus sob esta invocação, pedir graças e agradecer outras já recebidas e, em muitos lugares, foram fundados sob sua proteção templos e grupos de oração.
O dia do Menino Jesus de Praga é comemorado tradicionalmente no dia 25 de cada mês, sendo em especial no dia 25 de dezembro, no Natal do Senhor. Mas o seu dia de festa mundial é no primeiro domingo do mês de junho, quando se intensificam as peregrinações ao santuário de Praga.





Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

Sem comentários:

Enviar um comentário