PRAGA - CAPELA DE SANTA CRUZ

A Rotunda de Santa Cruz encontrada, tradicionalmente também chamada de Igreja Menor de Santa Cruz para distinguir da igreja da Santa Cruz Superior no falecido mosteiro de Ciriata, é uma igreja românica localizada na Cidade Velha de Praga .
A sua origem remonta a 1125 .
É uma das três igrejas românicas restantes em Praga e, como tal, está listada como Monumento Cultural da República Checa.
A primeira menção escrita data de 1365, quando o monumento era uma igreja paroquial, mas o edifício é muito mais antigo.
Em 1625, foi entregue  aos dominicanos do mosteiro da cidade velha de St Gilles. Em 1784 ainda era um santuário.
A capela foi transformada em armazém por volta de 1860, com o monumento ameaçando ceder à construção de uma nova casa. A iniciativa de um conjunto de artistas e entidades salvou-a. Foi comprada pela Câmara Municipal e  renovada sem que tenha sido paga qualquer remuneração ao arquitecto e artistas envolvidos.
Atualmente, a capela é usada pela Igreja Católica e pertence à Antiga Paróquia Católica de Praga. É um local regular de adoração.
Segundo a lenda, a capela fica no local de um lago no qual uma jovem crucificada foi atirada por ter aceitado o cristianismo contra a vontade de seus pais.
Durante uma tempestade noturna, a cruz apareceu como um sinal de Deus e foi erguida sobre o lago. Durante o reparo das fundações da capela, uma grande cruz podre foi encontrada.




Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

Sem comentários:

Enviar um comentário