JAPÃO - KYOTO - ESTAÇÃO DE KYOTO - PALÁCIO

Nesta estação, desde que entrámos até agora, temos vindo a ser surpreendidos pela arte da arquitectura, pelo engenho da engenharia, pela diversidade das infraestruturas, pela quantidade de degraus que é preciso subir e descer, pela passadeira envidraçada que nos mostra tudo lá das alturas, pela quantidade de passageiros ou simplesmente turistas com que nos cruzamos a todo o momento, mas este pátio bate tudo.
Se tem acompanhado connosco este passeio, sabe que acabámos de sair do Skyway e o que temos agora é um palácio onde se celebram casamentos.
Vamos descer para espreitar melhor.
JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto


Depois de muito aço, muito vidro, muitos tons da mesma cor, um toque de verde e uma obra de arte, tudo em prol de um bom enquadramento para os noivos que escolhem este cenário para dizer que sim.

JAPÃO - KYOTO - ESTAÇÃO DE KYOTO - SKYWAY

Não que estivéssemos fartos, mas há ainda muito para ver e por isso, começamos a descer do terraço.
Agora não vamos pela escada rolante senão teremos que descer directos sem parar no décimo piso e o décimo piso dá acesso a um centro comercial e não só, dá também acesso ao Skyway. Se só pelo nome não chegar ao que seja um Skyway, venha ver.


JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto

Estamos no Skyway, um corredor circular de aço e vidro que nos vai recortando a panorâmica em figuras geométricas bem desenhadas. Mais uma forma que é diferente e original de observar a cidade.
JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto



Até que enfim! Sim, até que enfim!
Viemos até aqui porque temos um comboio para apanhar e já vimos restaurantes, lojas, hotéis, subimos ao 15° andar para melhorar as vistas e de comboios, nada.
Foi só aqui, no Skyway, numa nesga de vidro entre o aço, que conseguimos espreitar. E lá estão, os que são bala e os que não são. Mas continuemos e deixamos as diferenças entre comboios para mais tarde, que ainda há muito que visitar antes de lá chegar.


JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto

Agora já estamos na segunda passadeira do Skyway. 
Quando acaba uma começa a outra e a paisagem também muda. Não a de fora mas a de dentro. Mais uma vez se percebe que quem projectou empenhou a sua arte nos pormenores. Só os passos que já são muitos é que nos fazem regressar à realidade, tal é a semelhança com as imagens da realidade que é virtual.


JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto


Estamos a visitar: JAPÃO FASCINANTE

JAPÃO - KYOTO - ESTAÇÃO DE KYOTO - TERRAÇO

Com a espectativa em alta, com o objectivo no alto, depois de muito subir, chegamos ao terraço.
Esta é uma boa oportunidade para um primeiro olhar de quem chega e um último olhar a quem vai.
Porque chegam, ou porque vão, o que é verdade é que há sempre muita companhia debruçada dos para-peitos e de máquinas fotográficas em riste.
Vale a pena subir, vale a pena dar a volta completa para apreciar a cidade de todos os ângulos, mas não vale a pena esperar encontrar os monumentos famosos que vêm nos panfletos turísticos. Daqui não se vêm.
Vamos descer, então.

JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto



Estamos a visitar: JAPÃO FASCINANTE

JAPÃO - KYOTO - ESTAÇÃO DE KYOTO - DADOS ESTATÍSTICOS

Alguns dados para percebermos melhor a dimensão desta infraestrutura:
Altura: 70m
Andares: 15
Ano de inauguração: 1997
Estilo: Arquitectura futurista
Arquitecto: Hiroshi Hara
Propriedade: Transportes Públicos do Município de Kyoto

JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto



Estamos a visitar: JAPÃO FASCINANTE


JAPÃO - KYOTO - ESTAÇÃO DE KYOTO - DO ÁTRIO ATÉ AO TOPO

Ainda nos faltava algum tempo para o almoço e para ganhar apetite, vamos percorrer os átrios, corredores e escadas rolantes desta gigantesca estação que liga comboios com autocarros e metro e que um dia já foi também terminal aéreo.

JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto


Escadas e mais escadas! São 70 os metros de altura desta estação que temos para subir até ao topo. Valha-nos que as escadas são rolantes. 
Ponhamos os olhos e o objectivo lá em cima e vamos a elas.
JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto

Esta é a quarta versão de um edifício que começou a ser construído em 1877 e só terminou em 1977.
Aço, cor prateada como predominante, altura de 70 metros... tem que ter estado envolta em muita controvérsia uma  estrutura assim desenhada e construida na cidade dos templos, palácios e pagodes.
JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto

A estação de comboios de Kyoto visita-se como quem visita um templo, devagar, olhando bem todos os pormenores e conseguindo formar uma perspectiva individual no meio de tanto frenesim.
JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto

Enquanto subimos, aproveitamos o ritmo pausado das escadas rolantes e a oportunidade de poder desviar a atenção dos degraus para poder prestar atenção a tudo que nos envolve.
Sirvam-se à vontade do que fomos fotografando.
JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto

Sabem aquelas estações e afins onde não se pode pousar a mão nos corrimões sob pena de ficarmos infectados de qualquer coisa ruim? Esqueçam, aqui estamos num país civilizado onde funcionários imaculadamente limpos limpam corrimões e vidros também de forma imaculada.
Sejam bem vindos ao país onde trabalhar é angariar bênçãos para a outra vida, a que vai para além da morte.
JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto

Os ângulos são sempre diferentes vire-se a gente para onde se virar e, por isso, o desafio agora é: vire-se para trás. Sim, vire-se para trás!
Sabemos que os apelos para a frente são muitos mas, a cada lanço de escadas rolantes, aproveite a ajuda que elas lhe dão na subida e aprecie esta construção de outra perspectiva. Se depois já não souber se será melhor olhar para cima ou para baixo... a culpa é do arquiteto e de toda a sua inspirada equipa.

APÃO - Kyoto - Estação de Kyoto

O nosso objectivo é o terraço que fica ao nível de um décimo quinto andar e a promessa é de uma vista geral de 360 graus sobre a cidade.
Ponhamos os olhos no topo e a coragem nas pernas, que os últimos lanços de escada já não são rolantes.


JAPÃO - KYOTO - ESTAÇÃO DE KYOTO - INFRAESTRUTURAS

Virando costas à Torre de Kyoto o que se vê é o que mostra a foto.
Mesmo carregados de malas, mesmo tendo como objectivo seguir a guia e entrar, não deixamos de ter tempo para admirar e ficar admirados com tão hábil jogo de espelhos.

JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto


A guia tinha dito que almoçaríamos no restaurante da estação. Tinha dito também que, até à hora do almoço e da hora do almoço até à hora do comboio, as malas ficariam no hall do hotel.
JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto

Na minha cabeça representou-se uma cena que continha um hotel a quem foram pedir o especial favor de deixar ficar lá as malas de um grupo de turistas portugueses.
Uns lances de escadas rolantes depois e prova-se que a realidade muitas vezes supera a imaginação.
Imagine-se... sim, tem que se imaginar se nunca se lá esteve porque, pelo menos eu, nunca tinha visto nada igual. Bom, mas Imagine-se uma grande sala de espera mas alcatifada, com bancos mas que são sofás confortáveis e bem escolhidos, iluminação subtil e lá ao fundo uma recepção como são as recepções dos hotéis, pois claro. A diferença é que nesta recepção de hotel há muito mais gente.

JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto


E pronto e assim se escolhe um cantinho na recepção de um hotel e se estaciona a mala sem sequer dar satisfações.
Afinal já lá estavam tantos turistas e tantas malas que cedo se percebeu que este é só o procedimento certo para quem há-de apanhar comboio mais tarde.

JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto


Se não quiser subir as escadas, se acha pouco jeito a esta ideia de ir deixar a mala à recepção do hotel da estação, pode sempre fazer como estes estudantes, deixar a mala no átrio à mercê de si própria e ir à sua vida. 
Não, não são eles que são jovens e não pensam! Já nos temos referido a isto mais vezes nesta viagem, estamos num país verdadeiramente civilizado, ninguém mexe em nada que não seja seu.

JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto


Agora que deixámos as malas em lugar seguro, vamos conhecer o local onde havemos de almoçar.
Não é longe. Atravessamos um pequeno átrio e encontramos esta sala ampla, acolhedora, arrumada, pronta a receber os viajantes que chegam e partem da cidade de Kyoto.

JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto

Se calhar ia ficar aqui muito bem falarmos dos preços dos restaurantes da estação de Kyoto mas, como sabem os mais entendidos na filosofia de viajantes da equipa Let's travel to, viajamos sempre com pacotes de pensão completa.
Não sabemos quanto custou o almoço mas somos capazes de dizer que este é só mais um dos muitos restaurantes deste local.
Aqui o menu é ocidental, é oriental, é vegetariano, é italiano, é tudo com que um cozinheiro inspirado é capaz de rechear um buffet.
E os gelados? Ai os gelados! 
É quando a variedade e qualidade de um bom buffet chega aos gelados que a gente se arrepende do espaço que ocupou com as iguarias que já ficaram para trás.
JAPÃO - Kyoto - Estação de Kyoto


Estamos a visitar: JAPÃO FASCINANTE



JAPÃO - KYOTO - TORRE DE KYOTO

Todas as cidades têm uma.
Mais alta, mais baixa, de vigia, de telecomunicações, com restaurante, com vista panorâmica, fixa ou giratória, mais no centro ou mais em destaque, cidade que é cidade tem que ter uma e Kyoto não é excepção.

Esta torre não pretende ser a mais alta, nem a mais pesada, nem a mais espectacular, mas não abdica de ser conhecida na sua cidade. Vá a gente a Kyoto e pergunte onde fica e como se vai para a Torre e todos vão saber explicar que fica mesmo em frente à estação de comboios e que tem muitas carreiras de transporte público para se lá chegar. Então vamos lá.
JAPÃO - Kyoto - Torre de Kyoto



E pronto, chegámos ao edifício mais alto da cidade de Kyoto. Não porque os seus 131 metros nos impressionem de sobremaneira, mas porque os restantes edifícios da cidade obedecem a um plano de controlo de construção em altura. Diz-se que nos dias mais claros se pode avistar Osaka.

JAPÃO - Kyoto - Torre de Kyoto

Construída em 1964 e, como se uma coluna de aço com 131 metros de altura por si só não chegasse, pôs-se no alto de um prédio de nove andares.

Está preparada para resistir a tremores de terra mas, se mesmo com esta informação, não quisermos subir, podemos entreter-nos cá por baixo nas lojas, cafés e restaurantes e até no SPA do hotel que está no edifício base.

Mas se quisermos gastar alguns ienes, apanhamos o elevador para subir os primeiros 100 metros até à plataforma panorâmica circular.

Estando em frente da principal estação ferroviária da cidade, este é o local ideal para um primeiro olhar ou uma última imagem desta magnífica cidade de Kyoto. 
JAPÃO - Kyoto - Torre de Kyoto




Estamos a visitar: JAPÃO FASCINANTE