CADEIRAL DO CORO DAS MONJAS - MOSTEIRO DE AROUCA

Esta é a sala do cadeiral do Mosteiro de Arouca, uma obra executada por artistas e entalhadores do Porto, na sequência de obras de reabilitação promovidas no reinado de D. João V, o Rei que dispunha de todo o ouro e madeiras exóticas do Brasil e que sempre dedicou especial atenção a mosteiros e conventos.
Um espaço a não perder mas que, apesar de estar separado da igreja apenas por uma porta gradeada, só está disponível a quem faz visita guiada ao Museu de Arte Sacra.

Cadeiral do coro das Monjas - Mosteiro de Santa Maria - Arouca - PORTUGAL

São 104 assentos feitos em madeira de jacarandá que, apesar de formarem um cadeiral, não são cadeiras, chamam-se misericórdias. E, apesar de terem assento, as misericórdias eram pouco usadas para sentar.
Apenas as monjas podiam ocupar este espaço. Faziam-no sete vezes por dia, tantas vezes quantas as orações diárias a que estavam obrigadas e que tinham que fazer sempre de pé.
Dizem os incrédulos que Elas aproveitariam os assentos basculantes e os seus longos hábitos para se apoiarem semi sentadas aparentando estar de pé como era devido.
Não sabemos! Quem poderia testemunhar eram as noviças que assistiam às orações do varandim, lá no alto da sala, mas também Elas professaram ao fim de dois anos de noviciado e " só sabe o que vai no convento quem lá está dentro".

Cadeiral do coro das Monjas - Mosteiro de Santa Maria - Arouca - PORTUGAL


Se não lhas mostrarem, perguntem por elas. Foi o que nós fizemos.
Se tiverem tempo e as quiserem procurar, sempre posso dizer que estão de meio da sala para a frente, uma de cada lado.
Muito interessante de facto esta sala do cadeiral em que os assentos se chamam misericórdias em vez de cadeiras e em que cada misericórdia está decorada com uma carranca.
São 104 esculturas de caras carrancudas todas diferentes, sendo que, as mais famosas são estas duas, a carranca dos óculos e as carrancas gémeas.

Carranca dos óculos - Cadeiral do coro das Monjas - Mosteiro de Santa Maria - Arouca - PORTUGAL


Carranca dos gémeos - Cadeiral do coro das Monjas - Mosteiro de Santa Maria - Arouca - PORTUGAL


Aquelas estruturas piramidais ali ao centro são porta-partituras. Não tenho a certeza que seja este o nome correcto, mas tenho a certeza que, com a designação que lhes arranjei, sabem de certeza para que servem. E, muito provavelmente, até já sabiam antes de eu ter começado com esta conversa. Então passamos à informação seguinte.
Dentro destes porta-partituras foram encontradas pautas de cânticos Beneditinos, por isso, papéis que datam do período entre os séculos X e XIII e que ainda hoje lá se encontram.

Cadeiral do coro das Monjas - Mosteiro de Santa Maria - Arouca - PORTUGAL


Leonardo Da Vinci pintou-a sóbria, solene, com maior ou menor significado dependendo de quem a interpreta e abriu a porta para que outros com mais ou menos arrojo, com mais ou menos imaginação, com mais ou menos liberdade, se atrevessem também a representar um dos momentos mais marcantes da vida de Cristo.
Na América latina, por exemplo, os apóstolos têm feições indígenas e a mesa está composta com iguarias da cozinha local. Já para não falar de todos os memes que aparecem por aqui nas redes sociais.
Então esta representação da última ceia com mesa redonda é só mais um resultado de arrojo, imaginação e liberdade.

Cadeiral do coro das Monjas - Mosteiro de Santa Maria - Arouca - PORTUGAL


A jóia da coroa do cadeiral do coro das monjas é este órgão do século XVIII de vinte e quatro registos, que conseguem sons que vão desde o canto do rouxinol até ao som de uma trombeta de guerra.
Com sorte pode ser ouvido ao fim de semana.

Cadeiral do coro das Monjas - Mosteiro de Santa Maria - Arouca - PORTUGAL