LENDA DA PONTE DA RIBEIRA GRANDE - SÃO MIGUEL - AÇORES

Há muitos muitos anos, Inácio vivia numa das margens da ribeira e andava perdido de amores por Marília que vivia do outro lado do curso de água.
Não era fácil atravessar a ribeira. O caudal era forte e não existia ainda uma ponte.
Para ir ver a sua amada à janela Inácio, todas noites, atravessava a ribeira a pé e a nado.
Certa noite de tempestade, ao tentar atravessar, Inácio viu-se de tal maneira em apuros que começo a gritar por socorro.
Marília, que já estava à janela de vigia e muito assustada com a força da tempestade, ao ouvir gritos, percebeu imediatamente que eram do seu amado.
Muito amedrontada e percebendo que iria precisar de uma força verdadeiramente poderosa para salvar Inácio, Marília prometeu a sua alma ao diabo se este construísse uma ponte que permitisse que ele se salvasse ou, se isso não fosse possível, ao menos que conseguisse ver o seu corpo mesmo que morto.
E eis que Lucifer apareceu a Marília e confirmou que faria de imediato a ponte para poder ficar com a sua alma.
Apavorada com a imagem do diabo e com o que lhe poderia vir a acontecer se lhe entregasse a alma, Marília encheu-se de coragem e impôs-lhe uma condição: só ficaria com a sua alma se a ponte estivesse concluída antes do cantar do galo do quintal do vizinho ali ao lado. Marília não queria que se soubesse no povoado que tinha feito um pacto com o demónio.
Cheio de medo de perder uma alma tão bela e tão pura, Satanás iniciou imediatamente a construção da ponte.
Tinha já a ponte quase pronta e, quando faltava um último pedaço, o galo cantou.
Mesmo com um pedaço em falta Marília conseguiu atravessar a ponte e salvar o seu bem-amado Inácio sem ter que entregar a alma ao diabo uma vez que ele não conseguiu cumprir o acordo.
Marília e Inácio casaram algum tempo depois e foram felizes para sempre.
Quanto à ponte, foi arrasada por uma enxurrada dias depois de ter sido construída e desapareceu para sempre aquela que era uma "obra do diabo".

Ponte da Ribeira Grande - Ribeira Grande - São Miguel - AÇORES



Sem comentários:

Enviar um comentário