A PORTA MAIS FAMOSA DE BERLIM

O Portão de Brandemburgo, ou Porta de Brandemburgo é uma antiga porta da cidade, reconstruída no final do século XVIII como um arco do triunfo neoclássico e hoje um dos marcos mais conhecidos da Alemanha.
Está localizado na parte ocidental do centro da cidade de Berlim.
O portão é a entrada monumental para Unter den Linden, a famosa avenida de tílias que anteriormente levava diretamente ao Palácio da Cidade dos reis da Prússia.
Construído no estilo neoclássico, possui doze colunas dóricas de estilo grego. Sendo seis de cada lado. Há cinco vãos centrais por onde passam cinco estradas. Sobre o arco está a "quadriga" (estátua da deusa grega Irene - deusa da paz, em uma biga puxada por quatro cavalos).
Foi encomendada pelo rei Frederico Guilherme II da Prússia como um sinal de guerra e construída entre 1788 e 1791. 
Tendo sofrido danos consideráveis ​​na Segunda Guerra Mundial, o Portão de Brandemburgo foi totalmente restaurado entre 2000 e 2002 pela Fundação de Conservação dos Monumentos de Berlim.
Durante a partição da Alemanha no pós-guerra, o Portão estava isolado e inacessível imediatamente ao lado do Muro de Berlim.
A área ao redor do Portão teve maior destaque na cobertura dos meios de comunicação durante a abertura do muro em 1989.
Ao longo de sua existência, o Portão de Brandemburgo foi muitas vezes um local para grandes eventos históricos e é hoje considerado um símbolo da tumultuosa história da Europa e da Alemanha, mas também da unidade e da paz europeia.



Estamos a visitar    ; ALEMANHA, ÁUSTRIA E REPÚBLICA CHECA

Sem comentários:

Enviar um comentário